Seso ditadura e serviço social

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2011
O autor faz uma crítica a fenomenologia, que é a proposta de trabalho utilizada pelo assistente social. A intenção de ruptura acompanha as lutas sócio - políticas que resurgem no cenário brasileirocontra a ditadura.
Como o serviço social está dentro da universidade, o mesmo começa a incorporar a criticidade contra o capitalismo. Sendo assim, a intenção de ruptura está vinculada com asuniversidades, pois são nas mesmas que se pode criar e experimentar coisas novas como:
- fazer pesquisas (através do tripé de ensino, pesquisa e extensão)
Logo essas foram as possibilidadespara a construção da intenção de ruptura, e a partir daí se cria novas práticas para o serviço social.

HERANÇAS DA INTENÇÃO D RUPTURA:

1) A intenção de ruptura tem dificuldades de rompercom os muros acadêmicos devido á idéias ousadas para o período ditatorial, mas a partir do congresso da virada a categoria passa a ganhar visibilidade.

2) Referência à tradição marxista

AINTENÇÃO DE RUPTURA TEVE 3 MOMENTOS CONSECUTIVOS:

- Emersão: foi uma experiência desenvolvida pela escola de serviço social da PUC - Belo Horizonte, em que essa experiência ficou conhecida comométodo de BH. E essa experiência só pôde ser desenvolvida nesta universidade católica privada, já que a mesma não era tão vigiada pela ditadura militar. Essa emersão faz referência a tradição marxistaporém enviezada. (que no nosso entender é um marxismo político.)

- Consolidação acadêmica: é quando a universidade passa a criar o seu próprio viés crítico ao pensamento marxista, chamando assim de“marxismo acadêmico”. E esse viés pode ser visto a partir de duas diferentes visões:
* pela visão de Alba Carvalho, que denuncia a ideologia de Marx já constituída (no final dos anos 70)
* pelavisão de Marilda Iamamoto, a qual recorre a fontes marxistas originais para pensar criticamente o serviço social. (a partir do início dos anos 80)

- Espraiamento: é quando o método de BH sai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura militar e serviço social
  • O serviço Social na Ditadura Militar
  • Ditadura e serviço social
  • Ditadura e serviço social
  • fichamento ditadura e serviço social
  • Resumo: Ditadura e Serviço Social
  • Fichamento Ditadura e Serviço Social
  • Ditadura e servico social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!