SESMT

Páginas: 6 (1297 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
SESMT
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

SESMT é uma equipe de profissionais, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos servidores/trabalhadores. 

O SESMT está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora - 4 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.
Oserviço,  dependendo da quantidade de empregados e da natureza as atividades, pode incluir os seguintes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

O SESMT deverá funcionar em consonância com a CIPA. 
COMO NASCEU O SESMT – UM POUCO DA HISTÓRIA 
Toda movimentação em relaçãoa Segurança do Trabalho no Brasil começou timidamente em 1981 com a lei de proteção ao trabalho do menor.
Com a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 1919 a prevenção de acidentes no Brasil ganha um novo impulso, é criado então, a Lei n° 3724/15/01/19, essa foi à primeira de acidente de trabalho no Brasil.  
Em 67 foi criado o SESMT a partir do Decreto-Lei  Nº 229, de28/02/1967. E posteriormente foi regulamentado, mais precisamente em 1972 pela Portaria Nº 3237.
Em 1990 o quadro do SESMT foi alterado, sendo introduzidos todos os profissionais que participam dele atualmente.

QUAIS PROFISSIONAIS FAZEM PARTE DO SESMT?
Segundo a NR 4.4.2, os profissionais abaixo compõem o SESMT: 
- Médico do Trabalho: Médico portador de curso em nível de pós graduação em Medicinado Trabalho ou portador de certificado de residência médica em área relacionada á saúde do trabalhador.
- Engenheiro de Segurança do Trabalho; Engenheiro, Arquiteto portador do curso em nível de pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho conforme lei 7410 de 29/11/85.
- Enfermeiro do Trabalho: É o Enfermeiro que possui especialização em nível de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho.- Técnico em Segurança do Trabalho: Profissional com registro no Ministério do trabalho. Profissional formado em nível Técnico conforme lei 7410 de 29/11/85.
- Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação.
 COMO SABER A QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS DO SESMT NECESSÁRIOS NA EMPRESA?
Para saber a quantidade é preciso fazer o dimensionamento do SESMT. 
 
COMO É FEITO O DIMENSIONAMENTO DO SESMT?
O dimensionamento do SESMT é feito através do cruzamento entre Grau de Risco (Quadro I da NR 4), e número de funcionários da empresa(Quadro II NR 4).  
 
PARA QUE SERVE O SESMT?
Compete ao SESMT esclarecer osempregados dos riscos no ambiente de trabalho e promover ações para neutralizá-los ou eliminá-los. Sempre visando a promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.
  
QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DO SESMT?
Cada função dentro do SESMT tem sua importância e sua característica particular.

- MÉDICO DO TRABALHO - CBO – 0-61.22
Atribuições:
Realizam consultas eatendimentos médicos;
Tratam pacientes e clientes;
Implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas;
Coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica no trabalho.
Fonte CBO do Ministério do Trabalho .
Vale lembrar, que o Médico do Trabalho éresponsável pelo PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional). Programa esse que anda junto com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da empresa.
O Médico do Trabalho também tem participação na CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho), e várias outras atividades.
 
- ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sesmt
  • sesmt
  • Sesmt
  • sesmt
  • SESMT
  • sesmt
  • Sesmt
  • Sesmt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!