Serviço social na cotemporaneidade

1978 palavras 8 páginas
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Demandas e Respostas da Categoria Profissional aos Projetos Societários (RESUMO)
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve transcrição da conferência que foi realizada no VII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais realizado em São Paulo em 1992.
O principal objetivo da conferência era a analise crítica das demandas postas para o serviço social e as respostas obtidas pela categoria profissional, visando os processos sócios econômicos e políticos que existem em confronto na sociedade brasileira.

O texto a ser sintetizado é uma transcrição da conferência pronunciada no VII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais-CBAS-,realizado em São Paulo, no Palácio de Convenções do Parque Anhembi, em 26 de maio de 1992, cujo tema era a análise crítica das demandas postas para o serviço social e as respostas da categorial profissional, dentro dos marcos dos projetos sóciopolíticos em confronto na sociedade brasileira contemporânea.
1-As demandas profissionais no âmbito das relações entre o Estado e a sociedade
Qual o conceito de estado? conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado".[
Qual o conceito de sociedade?
"associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Segundo Iamamoto, desvendar a prática profissional cotidiana supõe inseri-la no quadro das relações sociais fundamentais da sociedade, ou seja, entende-la no jogo tenso das relações entre as classes sociais, suas frações e das relações destas com o Estado brasileiro.
A segunda premissa que orientaria a análise seria a consideração do primado da produção social. O papel fundamental da vida real, da produção dos indivíduos sociais, que têm, no trabalho a atividade

Relacionados