SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORANEO

892 palavras 4 páginas
CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL
FAMÍLIA E SOCIEDADE & SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

1- FAMÍLIAS: CONFIGURAÇÕES E REALIDADE SOCIAL
A família é nomeada assim pelo conjunto de pessoas que podem ser da mesma consangüinidade (filhos, pai e mãe). É a tradicional família heterossexual, monogâmica e patriarcal. Esse modelo acaba servindo como sistema de controle, que gera classificações e preconceitos. Outra forma de família são aquelas que se relacionam pelo parentesco (tios, primos e avós) e as que vivem sem ligação de consangüinidade.
A família deve ser compreendida no contexto em que vive, lembrando que cada família possui seus costumes e valores, e em constante movimento de transformação. Além disso, podemos dizer que a família reflete as mudanças sociais e paralelamente atua sobre elas, ocupando um importante papel no movimento da sociedade. Criticamente falando a família contemporânea ela é encarada como uma sociedade capitalista neoliberal.
Em relação aos laços familiares a sociedade contemporânea brasileira ela vive sempre em transformações que vem sendo maiores nos centros urbanos, com isso as gerações mais velhas ajudam em forma de trocas de informações que são adquiridas pela suas experiências dos seus longos anos. Com as mudanças surgem também aperfeiçoamentos na medicina com o DNA e no modo de vida dentro do lar onde se vive, as mulheres reduzem a quantidade de filhos, passam a serem chefes tanto de família, como no mercado de trabalho se se destacando o divórcio e recasamento .
No caso das famílias pobres, elas possuem uma grande aprendizagem, pois vivem em grandes mudanças, numa vida instáveis e cheias de transformações de vida como os empregos incertos, relacionamentos amorosos e o lado financeiro. Com isso surgem as separações dos pais, ou casos de abusos, violências e escravidão infantil, onde a casos que as crianças se entregam as drogas e prostituições infantis. Ocorrendo assim a exclusão no meio

Relacionados

  • Estado e políticas públicas educacionais reflexões sobre
    5743 palavras | 23 páginas
  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas