SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO.

701 palavras 3 páginas
SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR ENTRE ESCOLA E
SOCIEDADE: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA
EDUCAÇÃO.

INTRODUÇÃO Este presente artigo tem como objetivo discutir o exercício do assistente social na
Educação, pois a escola é um lugar onde se concentram muitos conflitos e um local que abrange a família, a comunidade, evasão escolar, drogas, violências, alcoolismo, onde convivem pessoas de varias classes sociais e seus conflitos. A escola é um local onde existem muitas questões sociais envolvidas é um ambiente propicio para a atuação do serviço social. Como dizia Yamamoto (2005), “é nesta tensão entre produção de desigualdades e produção de rebeldia que trabalham os assistentes sociais, situando neste momento terreno movido por interesses distintos (...)” sendo um desafio para o assistente social dar conta de estratégias para atender toda essa dinâmica apresentada pelas demandas existentes dentro deste âmbito, e tentar ser sucinto ao revelar formas de reversão destas problemáticas. Para inúmeros pesquisadores e teóricos de serviço social afirmam que o serviço social é uma profissão de uma dimensão educativa que, diante das mudanças sociais poder articular, conduzir e desenvolver estratégias de interação em equipe, buscando estratégias para propor intervenções reativando uma concepção de integralidade e coletividade e na compreensão do conhecimento. O assistente social é um profissional que trabalha com questões sociais visando diminuir as desigualdades existentes na sociedade capitalista e para atender tais demandas utiliza-se da educação, para conscientizar e mediar os conflitos existentes.
Segundo Paulo Freire a educação é uma pratica politica tanto quanto qualquer pratica politica é pedagógica. Não há educação neutra. Toda educação é um ato politico.
Assim, sendo, é necessário que os educadores construam o conhecimento com seus alunos tendo como meta um projeto politico de sociedade. Dessa forma o assistente

Relacionados

  • analise estruturada de software
    202443 palavras | 810 páginas