serviço soacial na area ambiental

2804 palavras 12 páginas
RESUMO

Reflexões sobre a atuação do Serviço Social em projetos voltados para o estudo de impactos ambientais causados pela construção de Usinas Hidrelétricas.
APRESENTAÇÃO

Este trabalho parte do princípio de que o Serviço Social tem, junto as questões ambientais, um espaço tão privilegiado como aqueles permitidos por outras questões mais familiares à sua prática profissional. Pretendemos neste artigo, tecer algumas considerações a partir das reflexões sobre a prática que vimos desenvolvendo e da bibliografia que a fundamenta, com vistas a extrair contribuições para a clarificação preliminar das seguintes questões:

¨ Que relações existem entre as questões ambientais e o Serviço Social? O que justifica a prática do assistente social nesse espaço?

¨ Que papel cabe ao Serviço Social junto a equipe interdisciplinar de pesquisa em projetos voltados para o meio ambiente?

1 As questões ambientais e o contexto social

O título acima parece sugerir uma linha divisória entre as questões ambientais e o contexto social de onde essas questões emergem, contudo é necessário lembrar que quando falamos em questões ambientais falamos em meio ambiente e ao falarmos em meio ambiente estamos nos referindo ao contexto social e vice-versa, pois meio ambiente numa linguagem simplificada “é tudo o que nos rodeia”. Não só o verde das matas ou árvores, jardins, animais, insetos, rios, mares, a atmosfera, a nossa casa, nós, o nosso derredor – mas tudo o que faz parte do tecido da vida, seja ela animal ou vegetal, mineral deve ser considerado meio ambiente. Mas, nem todos tem claro esse conceito e a sua extensão. Até os técnicos que projetam os grandes empreendimentos como a construção de Usinas Hidrelétricas parecem ter uma visão unilateral do meio ambiente, pois ao planejarem essas obras pensam todos os detalhes; a escolha do local para a localização da barragem, a prospecção do terreno até os kilowates de energia que se produzirá e o seu destino final. Mas, mas como diz

Relacionados

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL
    2579 palavras | 11 páginas
  • Infância institucionalizada
    19611 palavras | 79 páginas
  • reforma sanitaria
    115732 palavras | 463 páginas