Serviço oscial

286 palavras 2 páginas
CONCEITOS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Atendimento

Procedimento técnico de escuta e identificação de demandas do usuário, viabilizando a realização das intervenções pertinentes aos serviços da Política de Assistência Social. Os atendimentos podem se dar através de atividades de caráter formativo, informativo, lúdico e de socialização.

Acompanhamento

Processo de trabalho realizado pelos profissionais da assistência social, voltada para o usuário (indivíduos, famílias e grupos). O acompanhamento inclui outros procedimentos como atendimento, encaminhamento e atividades como visitas domiciliares ou institucionais, contatos com órgãos encaminhadores e organizações da rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Encaminhamento

Procedimento de articulação da necessidade do usuário com a oferta dos serviços sociais do município. Pressupõe contatos prévios e posteriores entre os serviços de forma a possibilitar a efetivação do encaminhamento e garantir o retorno da informação.

Relatório Social

O relatório social é a exposição do trabalho realizado e das informações adquiridas durante a execução de determinada atividade social pode ser referente a qualquer um dos instrumentos face a face ou descrever as atividades desenvolvidas pelo profissional. Os tipos de relatórios produzidos são iguais as possibilidades de realizar diferentes atividades no campo de trabalho.

Parecer Social

É a avaliação teórica e realizada pelo assistente Social dos dados coletados. É o parecer social que dá ao Assistente Social uma identidade profissional, a inexistência do parecer reduz o relatório a uma simples descrição dos fatos, não permitindo nenhuma análise profunda sobre os mesmos. A emissão de um parecer social pressupõe a existência de um relatório social interno ou externo. O parecer social é a conclusão de determinado trabalho. Esse relatório deve ser realizado

Relacionados

  • Michel Agier
    2218 palavras | 9 páginas