Servidores fantasmas "assessoram" deputados gaúchos

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
ncionários que ocupam cargos de confiança de deputados estaduais e federais do Rio Grande do Sul foram flagrados trabalhando bem longe de onde deveriam. Durante um mês de investigação, a reportagemda RBS TV encontrou casos de 'funcionários fantasmas' trabalhando em Porto Alegre e em Panambi, no Noroeste do estado. A matéria foi ao ar no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, nesta terça-feira (veja novídeo).

Élio Stiegemeier é funcionário do Congresso. Desde 2004, deveria assessorar o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB). No escritório do parlamentar no Rio Grande do Sul, no entanto, asurpresa: ele não é conhecido no local. Uma secretária atende o telefone e, quando perguntada por ele, responde: "O senhor deve ter se enganado". O funcionário trabalha na verdade como barbeiro em um salãode Panambi, no interior do estado. Em conversa com a reportagem da RBS TV, por meio de uma câmera escondida, ele admite que tem a barbearia na cidade há 20 anos. "Neste local aqui, estou há 20 anos.Sempre trabalhei aqui", diz. O salão funciona de segunda a sábado. O deputado Darcísio Perondi não quis se manifestar. No escritório, a secretária parece não cionhecer.

Em Sapucaia do Sul, na RegiãoMetropolitana de Porto Alegre, um funcionário da Câmara dos Deputados presta serviço ao Democratas em horário integral. Paulo Ricardo Borges Júnior é cargo de confiança do deputado Onyx Lorenzoni,mas trabalha no diretório do partido. "De manhã, de tarde, de noite, eu estou sempre aí", diz o funcionário, que confirma o funcionamento do local de segunda a sábado. O deputado, que também épresidente do DEM no Rio Grande do Sul, decidiu exonerar o assessor e diz que não sabia que Paulo Ricardo cumpria horário no diretório. "São 22 funcionários que eu tenho, não tem como controlar o que toda aspessoas fazem", explica.

Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, dados oficiais mostram que assessores ganham mais de R$ 5 mil para trabalhar na liderança do partido. Mas eles não são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Gaúcho
  • deputado
  • Deputados
  • deputado
  • deputado
  • O gaúcho
  • O Gaúcho
  • Deputados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!