Servidão administrativa

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Trabalho de Direito Administrativo

Servidão Administrativa

Universidade Católica do Salvador
Faculdade de Direito
Curso de Direito Administrativo II
Professora: Edite Hupsel
Aluna:
Turma:21

Servidão Administrativa

1. Introdução

Servidão administrativa consiste em direito real sobre coisa alheia. Tendo em vista que este direito é exercido pelo poderpúblico, pode ser mais especificamente definido como o direito real de gozo do Poder Público (União, Estados, Municípios, Distrito Federal, Territórios, Pessoas Jurídicas Públicas ou Privadas autorizadaspor lei ou contrato) sobre propriedade alheia de acordo com o interesse da coletividade.
Para José dos Santos Carvalho Filho “servidão administrativa é o direito real público queautoriza a Poder Público a usa a propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse coletivo”.
Celso Antônio Bandeira de Mello “servidão administrativa é o direitoreal que sujeita um bem a suportar uma utilidade pública, por força da qual ficam afetados parcialmente os poderes do proprietário quanto ao seu uso ou gozo”.
Nessa modalidade deintervenção do Estado na propriedade privada não ocorre a transferência do domínio ou da posse do imóvel, apenas limita o direito de usar e gozar o bem. São alguns exemplos de servidões: passagem deaqueduto, fios de telefone, placas públicas em imóveis de particulares.
Considerando que o direito de propriedade consiste no direito absoluto, exclusivo e perpétuo de usar, gozar, dispor ereivindicar o bem com quem quer que ele esteja, a servidão administrativa atinge o caráter exclusivo da propriedade, pois o Poder Público passa a usá-la juntamente com o particular com a finalidade deatender a um interesse público certo e determinado, ou seja, o de usufruir a vantagem prestada pela propriedade serviente.
Este instituto, um direito real público, autoriza o Poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERVIDÃO ADMINISTRATIVA
  • Servidão administrativa
  • Servidão Administrativa
  • Servidão administrativa
  • Servidão administrativa
  • servidão administrativa
  • Servidão administrativa
  • Servidão administrativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!