Servico social

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
FACULDADE SÃO SALVADOR
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

RENATA CONCEIÇÃO
SILVANA

SERVIÇO SOCIAL: INSTITUICÕES HEGEMONIA E PRATICA

Salvador
2013

RENATA CONCEIÇÃO

SILVANA

SERVIÇO SOCIAL: INSTITUICÕES HEGEMONIA E PRATICA


Trabalho apresentado à disciplina Supervisão Academica, Semestre V, orientado pela professora Jaqueline da Faculdade São Salvador.



Salvador
2013

“A hegemonia dobloco dominante através do clientelismo, do autoritarismo e
da burocracia envolve uma constante articulação da correlação de forças
“Sociais que perpassam as instituições como lugar de luta”. (Faleiros, 2009:

A instituição é considerada como lógicas que regulamentam a atividade humana. Podem ser leis, podem ser normas, podem ser pautas. No entanto, não necessita de uma formalização por escrito,muitas vezes tais normas são transmitidas verbalmente. Ou seja, as instituições são entidades abstratas que podem estar registradas em escrito ou em tradições. As instituições se materializam em organizações, que são grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que põem em efetividade as opções que as instituições enunciam. Ambas se interlacionam, a instituição não existe sem organização e aorganização não existe sem a orientação de uma instituição. As instituições atuam sobre uma perspectiva de controle, de disciplina, de domínio dos indivíduos. Tais características demarcam coerção, que buscam um funcionamento normal da força de trabalho a ser explorada, não dando espaço para que neste ambiente se discuta as lutas de classes, as relações de força, e como o trabalho livre é exploradanesta sociedade visto que foi tornado uma mercadoria As instituições são permeadas por práticas clientelistas e burocráticas que propiciam uma corrupção ao qual escapa do poder do assistente social. É neste cenário que se encontra o assistente social, estando muitas vezes limitado em sua prática profissional em decorrência das características que compõe as instituições. A decomposição/recomposiçãoé outro procedimento para analisar uma instituição importante. Este procedimento permite decompor a instituição para conhecer as partes e recompor a medida que for criando vínculos, nexos e articulando estas partes para a compreensão de um todo que é a instituição em si. Este movimento de decomposição/recomposição permite que se conheça a instituição e os elementos que pertencem a estainstituição, quais são, como são, o contexto histórico que permeia etc. Mas como uma prática de maior relevância é que se deve ao investigar a realidade institucional perguntar – O que está para além E realizando uma leitura crítico-dialético vemos que a instituição faz parte da contradição existente na sociedade capitalista e que possui funcionalidades ao capital.
O assistente social lida em todoo seu cotidiano profissional com relações sociais e isto constitui um acervo de dados e informações que são colhidas através de seus instrumentos de trabalho como entrevistas, estudo social, pareceres, entre outros que são momentos que são núcleo da dimensão investigativa e que possibilitam ganhar segundo Guerra, “o estatuto de elemento constitutivo da própria intervençãoprofissional”.Considera-se que a relação entre instituição e profissão esta baseada nas relações sociais inseridas na estrutura da sociedade, estrutura esta que abriga relações de exploração e dominação. Visto dessa forma, parti-se do pressuposto que as instituições garantem a reprodução da força de trabalho imediata ou mediata para o capital. Esta reprodução, na prática cotidiana esta ligada ao desenvolvimento a partir dedeterminados programas na instituição. Este desenvolvimento pode partir tanto da instituição em si, ou da prática profissional. Para localizar isso, é necessário visualizar de campo teórico percebe-se a questão do desenvolvimento. A prática profissional se subdivide em dois momentos: momento teórico e momento prático, a ação é resultante de uma intervenção teórica na realidade. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!