Serviços Públicos

Páginas: 7 (1510 palavras) Publicado: 15 de março de 2014


Campus Taguatinga Centro – Polo Recanto das Emas
Escola Técnica Aberta do Brasil
Curso Técnico em Serviços Públicos
 

 
 
 

 
 
 
 
 
     
 
 
 
 
 
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
 
 
 
 
   
 
 
   





Brasília - DF
Fevereiro/2014


















ATIVIDADE SUPERVISIONADA







 
Trabalho apresentado noCurso Técnico em Serviços Públicos do Instituto Federal de Brasília, Campus de Taguatinga Centro, Polo do Recanto das Emas, para obtenção de nota parcial no Módulo I, Etapa II.












INTRODUÇÃO

Visando à importância de entender o funcionamento da máquina pública em um estudo voltada à ética, a gestão de documentos e aos tributos, foi elaborada essa atividade. Abordar demaneira clara os pontos solicitados é o objetivo dessa atividade prática supervisionada. Esta atividade busca um envolvimento dos conhecimentos adquiridos no curso técnico em serviços públicos do Instituto Federal de Brasília. Sabe-se que para atuação profissional será necessária a aplicação de todo os conhecimentos ministrados no decorrer do módulo. Assim, busca-se abordar os conhecimentos junto aessa prática Assim, busca-se abordar os conhecimentos junto a essa prática.



























A ÉTICA, A GESTÃO DE DOCUMENTOS E OS TRIBUTOS.

Ética é uma palavra de origem grega, do ethos, que significa: costumes e hábitos dos homens. Considerada uma parte da filosofia que é vinculada à compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases damoralidade social e da vida individual, ou seja, uma reflexão das ações sociais que podem ser tanto voltadas para o individual quanto para o coletivo.
Dentro das organizações – companhias ou empresas – a ética vem sendo cobrada como uma exigência de mercado, que inclusive está cada vez mais exigente na atualidade. É através dessa pequena palavra que as grandes organizações vêm se destacado, ou seja,realizando seus diferenciais em detrimento de pequenas empresas e até mesmo as de mesmo porte. Chega-se a afirmação que a ética no mercado de trabalho é uma questão de sobrevivência.
No século XXI, o gestor está intimado a seguir um comportamento ético, isso por diversos fatores. Um dos que mais se preza na atualidade é boa imagem que é transmitida pelas grandes companhias. Porém, não é apenasuma questão de mercado, pode-se afirmar que é uma questão de princípios agir dentro dos preceitos estabelecidos como viáveis dentro de uma sociedade organizada. É um compromisso do gestor assumir um papel ético em todos os aspectos dentro de uma organização.
Os funcionários, servidores e até mesmos os contratados temporariamente mesmo que inconscientes irão se espelhar na figura de seu gestor,uma vez que é essa figura que irá delinear grande parte do comportamento de sua organização ou departamento. É de costume que os subordinados se espelhem nas ações de seus lideres, ou seja, se um líder for corrupto – não seguir princípios éticos seguidos pela sociedade moderna – é grande a possibilidade de seus liderados sentirem-se “livres” para execução de atividades ilícitas, mesmo que saibam dosriscos que poderão correr em relação a imagem da organização/empresa e até da própria imagem.
É assim que a organização, seja pública ou privada, se mostrará para a sociedade, através de suas condutas, seus valores, e princípios morais. É a figura do gestor, como papel quase que central, que irá direcionar uma organização. Uma vez que a gestão não satisfazendo os anseios da sociedade, em poucotempo os resultados virão, mesmo sendo esses negativos. Agora se uma gestão que prima pelos princípios se atentar para ética, há grandes chances dessa organização ser próspera.
O Código de ética é um instrumento documental que busca a realização dos princípios, visão e missão de uma companhia, abarcando os direitos e deveres dos envolvidos na organização. É um orientador das ações de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviços Públicos e bens públicos
  • Serviços Públicos
  • Serviços Públicos
  • Serviço público
  • serviço publico
  • serviço público
  • Serviços publicos
  • SERVIÇO PUBLICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!