SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014
O Serviço de Proteção ao Crédito e o Consumidor.

O tema em tela diz respeito aos Serviços de Proteção ao Crédito, como SPC e SERASA, mas também abrange o sistema de informações que o BancoCentral compartilha com os bancos, que é o SISBACEN.
O fato é que o Código de Defesa do Consumidor permite que o nome do consumidor seja negativado nesses bancos de dados. Todavia, há regras bem rígidas aserem seguidas, para que não haja abuso na prática de “sujar” o nome do consumidor no mercado de consumo.
Um dos princípios mais importantes nessa matéria é o que estabelece o direito a informação,ou seja, o consumidor terá amplo acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
Outraregra diz respeito à caducidade da informação. De acordo com essa regra, o cadastro não pode conter informações negativas referentes a período superior a 5 anos, sendo que, consumada a prescrição dacobrança do débito, o dado também não pode mais ser oferecido aos interessados.
A regra é muito clara: a informação negativa a respeito do consumidor deve ser apagada quando consumada a prescrição dacobrança, respeitado o prazo máximo de 5 anos.
No entanto, por conta das regras atinentes à ação monitória, que permite que alguém ingresse com essa ação no prazo de até 5 anos, o STJ editou aSúmula nº 323, que tem o seguinte teor: “a inscrição do nome do devedor pode ser mantida nos serviços de proteção ao crédito até o prazo máximo de 5 anos, independentemente da prescrição da execução”.Essa súmula faz com que, na prática, alguém que dê um cheque sem fundo fique com o nome negativado por 5 anos, já que, mesmo com a prescrição do cheque se dando em período bem inferior, a possibilidadede ingressar com monitória faz com que se possa deixar a informação negativa enquanto couber a propositura dessa ação de rito especial para a cobrança do valor expresso no cheque.
Uma regra muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Serviço de Proteção ao Crédito
  • Serviço de Proteção ao Crédito
  • O serviço de proteção ao crédito/ cheque: utilidades e dificuldades
  • Ação Indenizatoria
  • Servico de proteção a testemunha
  • Serviço de proteção aos indios
  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS INDIOS
  • Serviço de Proteção de Alta Complexidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!