Serviço soial

Páginas: 12 (2751 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL ARLETE NEVES DOS SANTOS
DUITE VILELA DE OLIVEIRA
ELEN MARQUES DA COSTA SILVA
LIDIANE SILVA ALVES
POLYANA APARECIDA PEREIRA SILVAA COMPREENSAO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO – POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLITICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCAL.








Rio verde - go
2012



ARLETE NEVES DOS SANTOS
DUITE VILELA DE OLIVEIRA
ELENMARQUES DA COSTA SILVA
LIDIANE SILVA ALVES
POLYANA APARECIDA PEREIRA SILVA









A COMPREENSAO E APLICAÇÃO DP PROJETO ÉTICO – POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLITICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCAL.




Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, paraa disciplinas fundamentos históricos, teóricos e metodologicos do serviço social IV,Etica e Legislação Profissional, oficina de formação: instrumentalidade do Serviço Social, Politicas Sociais. Profs: Francielle Toscan Bogado, Daniela Sikorski, Claudia Maria Ferreira, Sirlei Fortes de Jesus, Cristina Rossi, Adarly Rosana Moreira Góes e Maria Angela Santini.RIO VERDE GO
2012




SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................. 4
DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 4CONCLUSÃO.................................................................................................. 9
BIBLIOGRAFIA............................................................................................... 10
ANEXOS.......................................................................................................... 11
●Caracterização e Histórica do CEREST..................................................... 12
●Entrevista coma Assistente Social........................................................... 13














INTRODUÇÃO

Falar sobre a compreensão e aplicação do projeto ético – político do Serviço Social brasileiro junto as políticas sociais requer uma compreensão prévia, sobre a historicidade da política social. A partir do capitalismo surge a política social, construída por meio demobilizações das classes operarias advindas das revoluções industriais no século XIX, com a era da industrialização, começam a surgir os conflitos de classes em decorrência das relações de trabalho que se estabeleceu nas sociedades capitalistas. As políticas públicas (sociais), têm então, suas raízes nos movimentos populares como forma de amenizar os problemas de ordem social que aí estavam surgindodevido às relações de produção estabelecidas no binômio capital/trabalho.
O serviço Social brasileiro, a partir da década de 70, através de um projeto Ético-político, constituído de forma coletiva e hegenômico, expressam o compromisso da categoria com a elaboração de uma nova ordem societária, com justiça, igualdade e garantia de direitos universais.
De acordo com Iamamoto (1999, p. 12) “O projetoético-político profissional do Assistente Social trata de um projeto indissociável da democracia, da equidade, da democracia, da liberdade, da defesa do trabalho, dos direitos sociais e humanos, contestando discriminação de todas as ordens”.
No plano de reflexão e da normatização ética, o Código de Ética profissional de 1986 for uma expressão daquelas conquistas e ganhos, através de dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço soial
  • Fundamentos históricos teóricos metodologicodo serviço soial
  • desigualdade soial
  • estudos soiais
  • Assistente Soial
  • planejamneto soial
  • pesamento cientifico sobre o soial
  • serviço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!