Serviço social

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
Introdução
Reconstrução Histórica do Serviço Social e suas relações com as classes Sociais
Tem como objetivo a analise da trajetória que o serviço social desenvolve historicamente como profissão no Brasil, no sentido de reconstruir os compromissos, tendências e vínculos estabelecidos com as classes sociais que explicam as marcas e desafios que a profissão enfrenta atualmente.
Torna-sefundamental recuar na historia do serviço social para buscar os nexos que podem explicar o sentido das ações profissionais que marcam a profissão na sua etapa contemporânea. O fundamento é analisar a partir de que momento e em que contexto começa a surgir, dentro do meio profissional, posturas que podem ser identificadas como posições “divergentes” daquelas que expressam o pensamento “oficial” do serviçosocial.
O serviço social carrega no seu interior contradições que se explicitam na visão de sua trajetória histórica de facilidade com as classes sociais.
Tendo suas raízes nas formas de assistência social que se desenvolvem com a mobilização do movimento leigo pela igreja católica a partir da segunda metade da década de 20, o reconhecimento do serviço social, organiza-se para assumir um papelativo na chamada “questão social”.
Ao contrario do que se tem visto, esse mesmo processo de regulamentação do mercado de trabalho e do controle externo da força de trabalho proletária ira possibilitar o aprofundamento dos mecanismos de subordinação e enquadramento que impedem o desenvolvimento autônomo desta classe. É no bojo desse processo que se pode situar o nascimento do serviço social. Oserviço social passará a representar um dos elementos a ser utilizado na implantação do projeto político-corporativo da Igreja.

Desenvolvimento
Desse mesmo jeito o serviço social vai surgir, na década de 30, a partir da iniciativa de grupos sociais majoritariamente femininos vinculados à Igreja católica, cuja origem social pode ser localizada na burguesia e aristocracia da época, e queconstituirão exatamente a base do movimento leigo.
A criação da primeira escola de serviço social do Brasil se da em São Paulo em 1936, o serviço social surgira como um departamento especializado de ação social, que deve funcionar como alternativa à caridade e à repressão – formas típicas do tratamento dispensado à “questão social”.
O apostolado social, que se desenvolve a partir da mobilização do movimentoleigo e sua organização no bloco católico, terá como objetivos penetrar no cotidiano de vida das classes trabalhadoras para inculcar-lhes valores de enquadramento à ordem burguesa, considerada naturalmente superior.
Apesar do serviço social não ter sido criado pelo estado mas pela iniciativa privada, pode-se observar a extrema identidade que gradativamente vai se consolidando nas relações entreIgreja e Estado. A perspectiva de abolir a luta de classes e substituí-la pela colaboração e solidariedade dá lugar à necessidade de prevenção da pobreza, ou seja, as chamadas leis sociais e a origem do próprio serviço social.
Desta forma, as leis sociais implementadas a partir daí, principalmente referentes à legislação trabalhista e sindical representam um tipo peculiar de articulação entresociedade e estado que viabiliza a consolidação do sistema de poder.
A criação da profissão do serviço social, ao contrario das leis sociais, não parte de uma demanda das classes trabalhadoras, mas sim da necessidade das classes dominantes e o Estado estabelecerem mecanismos de controle social através da atuação direta frente ao operariado e de responder a algumas de suas necessidades, já que épreciso contemplar essa classe com um mínimo de condições para que continue produzindo a riqueza material da sociedade, evitando-se os conflitos e garantido-se, assim, a continuidade e reprodução da ordem vigente.
Organizado para prestar serviços à classe trabalhadora, contraditoriamente, o serviço social não surge como uma reivindicação da população-alvo de sua ação, mas de grupos e frações das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!