Serviço social

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
ASSOCIAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE CEILÂNDIA

A Associação de Arte e Cultura de Ceilândia (AACUC) foi criada em 22 de março de 1988, é uma entidade histórica de Ceilândia.
Ao longo de mais de duas décadas, a AACUC realizou importantes atividades, contribuindo com a transformação social e revelando, no decorrer das várias Diretorias, ótimas lideranças que continuam atuando na comunidade,entidades e Governo.
A Associação de Arte e Cultura de Ceilândia – AACUC tem por finalidade:
(1) Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
(2) Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, através da manifestação cultural e artística;
(3) Desenvolvimento de ações educativas através das expressões artísticas;
(4)Atendimento para crianças e adolescentes em situação de risco ou não, promovendo a cidadania e auto-estima em projetos sócio-culturais e de geração de renda.
A Associação foi criada na Ceilândia devido à necessidade que os artistas locais tinham de ter um espaço próprio para o desenvolvimento das atividades culturais, eles queriam trazer para cidade Projetos culturais, e participar ativamente dasdecisões relacionada ás políticas culturais e outras demandas.
A composição desta Associação são os artistas da cidade, que buscam melhoria na cultura da cidade.
Entre as lideranças da AACUC, estão Leão Hamaral, e o atual subsecretario do Patrimônio da Secretaria de Cultura do DF.
De acordo com o ex-presidente da AACUC, não havia uma Assessoria formal, mais sim informal que algumas vezes eraexercida por algum Deputado e até mesmo pessoas da igreja.
Força Social da AACUC é baseada no desejo dos artistas de conseguirem desenvolver a cultura local, e poderem participar das tomadas de decisões nas questões relacionadas à cultura.
De acordo com Gohn “A ideologia de um movimento corresponde ao conjunto de crenças, valores e idéias que fundamentam suas reivindicações”.
A ideologia daAACUC é baseada no desejo de conseguirem seu espaço para as práticas culturais e poderem transmitir assim contribuir para a transformação social da população de Ceilândia.
A Associação realizava palestra, seminários e outros eventos como forma de cultura política.
Segundo Gohn (2008) “Usualmente, nas etapas iniciais, existe uma organização informal. Com o tempo a necessidade de formalização seimpõe”. Desta forma no inicio era informal, depois então se torna formal, com tarefas a serem cumpridas e normas a ser seguido, com presidente e tudo o que é preciso para que funcione uma Associação.
O que forma a identidade da Associação são os próprios artistas, que formam que são os que estão em buscar de um espaço para o desenvolvimento cultural de sua cidade.
A Associação promoveu debates,encontros, seminários e realizaram eventos e claro, tudo isso serviu para conscientizar os artistas e a comunidade.
O Projeto da Associação seria o que chamamos de Utopia, pois eles queriam trazer para toda a comunidade de Ceilândia a arte e a cultura, para que todos pudessem ter acesso.
Contexto histórico do Brasil nos anos 80.
A década de 80 no Brasil foi um período de significativas mudanças e denovos ordenamentos no quadro político da nossa sociedade.
O início do processo de abertura política, após longo período de ditadura militar, possibilitou o surgimento de novas organizações da sociedade civil e da sociedade política.
A população foi mobilizada a participar dos destinos do Estado e de intervir-nos diferentes níveis de governo.
No entanto, o país embora vivenciasse essaefervescência de mudança, convivia e ainda hoje convive com grandes contrastes sociais e econômicos, fruto de um modelo de sociedade extremamente excludente, em que a maioria da população não tem acesso aos bens sociais básicos, entre estes, a educação, saúde, saneamento básico e habitação. O Brasil ocupa um dos primeiros lugares no mundo em concentração de renda, e um dos mais baixos lugares na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!