Serviço social

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

A presente resenha tem como objetivo fazer uma análise do serviço social na sociedade capitalista brasileira.
Até chegar a ser reconhecida como profissão e se tornar essencial no mundo globalizado, ela passou por grandes problemas, sendo inicialmente regido pela igreja católica como forma de minimizar os problemas existentes no ambiente de trabalho, sendo posteriormente uma politicadefendida pelos burgueses para tentar conter as manifestações trabalhistas.
Em suma, no Brasil inicialmente o serviço social era uma estratégia para conter, as revoltas existentes entre patrões e proletariados, no entanto com o passar do tempo ela passa a ter uma função ainda mais importante, pois atua como mediadora dos problemas sociais que afetam grande maioria da população brasileira.
Paraque fosse possível obter êxito no estudo foram analisados vários sites, como também todo e qualquer documento que constavam informações sucintas e relevantes sobre o tema em estudo.
Portanto com a finalização dessa resenha espera-se contribuir de forma significativa para o entendimento da história do serviço social, bem como a importância que a mesma exerce como mediadora dos problemas sociaisexistentes em nossa sociedade capitalista.



A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

A partir da leitura do texto, compreendeu-se a importância do serviço social e o trabalho que desempenhou durante anos, até que hoje se torna uma profissão reconhecida e necessária.
As raízes do serviço social estão atreladas ao serviço comunitário da igreja católica, que vendo a necessidade de apaziguar osconflitos existentes entre as diferentes classes sociais existentes na sociedade adotou tal medida politica com a ajuda de fiéis na maioria mulheres, pertencentes à burguesia. O serviço social passará a representar um dos elementos a ser utilizado na implementação do projeto politico corporativo da igreja.
Os conflitos na maioria das vezes tinham suas raízes nas relações burguesas e proletariados, eesses problemas se acentuaram ainda mais depois da revolução industrial, pois, com o passar dos anos as pessoas do mundo inteiro começaram a abandonar o campo e fixar-se nas cidades, fazendo com que os burgueses tivessem medo de perder seu lugar na sociedade.
De acordo com Santos (2011), o Serviço Social serviu aos propósitos da burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área, para,de forma indireta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária absorvida pelo sistema capitalista em ascensão.
O serviço social então deixa de ser uma questão de solidariedade e vira uma profissão, visto que muitas dessas pessoas que deixaram o campo para se estabelecerem nas cidades não tinham o mínimo de condições sócias para levar uma vida digna, mesmo porque segundo Bulla(2003, 04), “produziu também a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais. Essas desigualdades sociais se tornaram cruciais nas sociedades em processo de industrialização”.
No Brasil de acordo com Guimarães (2005), o serviço social se insere, desde 1930, como uma especialização da questão social. Como tal, a profissão, interna e externamente, sofre asinfluências das mutações da mesma, enquanto expressão constituída e constituinte dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social presentes nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira.
No entanto a criação da primeira escola de serviço social se da em 1936 em São Paulo, justamente num período de conturbação politica, as vésperas da implantaçãodo estado novo, onde o processo de repressão era muito grande, principalmente em relação aos operários. Nesse contexto o serviço social surge no Brasil como uma alternativa de caridade e repressão.
O interessante é que, a necessidade de reconhecer o serviço social como profissão, parte da necessidade da classe dominante e do estado em estabelecerem mecanismos de controle social, e dessa forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!