Serviço social

Páginas: 10 (2498 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
CARACTERÍSTICAS DAS LÍNGUAS DE SINAIS
LÍNGUAS DE SINAIS E A MODALIDADE VÍSUO-ESPACIAL
As Línguas de Sinais distinguem-se das Línguas Orais porque se utilizam de um meio, ou canal visual-espacial e não oral-auditivo. Assim articulam-se espacialmente e são percebidos visualmente, ou seja, usam o espaço e as dimensões que ele oferece na constituição de seus mecanismos fonológicos, morfológicos,sintáticos e semânticos para veicular significado, os quais são percebidos pelos seus usuários através das mesmas dimensões espaciais, o canal vísuo-espacial pode não ser o preferido pela maioria dos seres humanos porque o modo natural é o oral-auditivo, porem é alternativo de importância para a manifestação da faculdade de linguagem para as pessoas.
A língua de sinais portuguesa utilisa osmovimentos manuais, faciais e de outro tipo para se comunicar, sobre tudo entre as pessoas surdas. Como outras lìnguas orais, a de sinais é uma língua muito elaborada, com uma gramática e fonología muito tandarizada. Sua gramática e sintaxis, em muitas ocasiões, difierem da língua que se fala localmente. As características dos sinais são: a forma da mão, o movimento e a posição do corpo.
A pesar dacrença popular, a língua de sinais não é universal. Onde tem comunidades de surdos se desenvolve uma língua de sinais e como passa com as línguas orais, varíam dependendo da região em que se está, não se baseiam na língua que se fala no país de origen. Existem muitas variedades de línguas de sinais em todo o mundo e em muitas ocasiões se baseiam nas culturas locais. Têm uma gramática muito rica ecomplexa, e como qualquier língua se pode usar para tratar todo tipo de temas desde os mais banais, até os mais abstratos e elevados.
Existe a falsa idéia de que as línguas de sinais dependem das línguas orais, é dizer, que são simplesmente o deletrar ou a gesticulação das palabras da língua oral; também se cre que estas línguas las criaram ouvintes,geralmente não nos referimos a professoresouvintes das escolas de surdos, como Thomas Hopkins Gallaudet, como "inventores" da língua de sinais. As línguas de sinais são independentes das línguas faladas e seguem seus padrões próprios de desenvolvimento. Por exemplo a língua de sinais británica é completamente diferente da estadounidense e são mutuamente incompreensiveis, a pesar de que a língua seja muito similar nestes dois países.
Outracoisa na que difere a língua de sinais da língua oral é a forma de escrever. Seria um erro pensar que a língua de sinais não tem versão escrita, se bem que é certo que o normal é que não se escreva. Geralmente a comunidade surda escreve e lê a língua de seu país. Porém, houveram muitas tentativas de desenvolver sistemas para recolher a língua de sinais, a maioria foram tentativas acadêmicas detranscrição que não são capazes de recolher todas as características físicas, sobre tudo as não manuais e posicionais, que usa a língua de sinais. Por esta razão não se utilisa se não é para investigar.

De acordo com a Universidade de Gallaudet (1986) 8000 surdos utiliza a língua de sinais portuguesa. Têm dois dialétos diferentes que se ensinam nas escolas de Lisboa e em Oporto. Estas línguas nãoderivam do português e têm uma relação muito estreita com a língua de sinais suéca, muitos de seus sinais são muito similares.
O que é Libras Libras é a sigla da Língua Brasileira de SinaisAs Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos parafacilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.O que diferencia as Línguas de Sinais das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!