Serviço social

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
I – SURGIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL

- O aparecimento da questão social diz respeito à generalização do trabalho livre. No momento em que o capital “se liberou” do custo de reprodução da força de trabalho, limitando-se a procurar no mercado, segundo suas necessidades, a força de trabalho tornada mercadoria.
- A manutenção e reprodução da força de trabalho se dão pelo salário fornecido pelaclasse de capitalistas ao operário.
- Como vendedor livre de sua força de trabalho termina sendo explorado pelo capital, mas sua existência só se torna possível enquanto elemento de uma classe social em guerra com a classe capitalista e só assim pode garantir e ampliar suas condições de existência.
- A exploração abusiva a que o operário é submetido e a luta defensiva que este desenvolve aparecemcomo uma ameaça à “moral, religião e ordem pública”. Impõe-se a partir daí, a necessidade do controle social da exploração da força de trabalho.
- A compra e venda dessa mercadoria especial sai da pura esfera mercantil pela imposição de uma regulamentação jurídica do mercado de trabalho por meio do Estado.
- As Leis sociais se colocam na ordem do dia a partir do momento em que as terríveiscondições de vida do proletário ficam retratadas para a sociedade brasileira por meio dos grandes movimentos sociais desencadeados para a conquista de uma cidadania social.
- Em torno da questão social são obrigadas a posicionarem-se as diversas classes e frações de classe dominantes, subordinadas ou aliadas, o Estado e a Igreja.
- As Leis sociais surgem em conjunturas históricas determinadas que marcam odeslocamento da questão social de um segundo plano da história social para, progressivamente, colocá-la no centro das contradições que atravessam a sociedade.
- A questão social deixa de ser apenas contradição entre abençoados e desabençoados para constituir-se na contradição antagônica entre burguesia e proletariado.


II – SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E A CLASSE PROLETÁRIA

- Se dá nodecorrer do processo histórico descrito acima.
- Não se baseará em medidas coercitivas emanadas do Estado, mas surge da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica.
- Possui em seu início uma base social bem delimitada e fontes de recrutamento e formação de agentes sociais informados por uma ideologia igualmente determinada.- Se as Leis sociais são resultantes da pressão do proletariado pelo reconhecimento de sua cidadania social, o Serviço Social se origina de uma demanda diametralmente oposta, pois sua legitimação diz respeito apenas a grupos e frações restritos das classes dominantes em sua origem e, logo em seguida, ao conjunto das classes dominantes.
- Sua especificidade maior está na ausência quase total deuma demanda a partir das classes e grupos a que se destina prioritariamente. Vem como uma imposição.
- A crise do comércio internacional em 1929 e o movimento de outubro de 1930 representaram marcos importantes na trajetória da sociedade brasileira, pois levam a uma reorganização das esferas estatal e econômica, apressando o deslocamento do centro motor da acumulação capitalista das atividades deagro exportação para outras de realização interna.
- Em relação ao proletariado, pode-se dizer que viviam em condições insalubres, muitas vezes com falta absoluta de água, esgoto e luz. Grande parte das empresas funciona em prédios adaptados, onde são mínimas as condições de higiene e segurança, causando assim vários acidentes.
- O poder aquisitivo dos salários não dava nem para a subsistência eo preço ficava cada vez menor com o exército industrial de reserva. A pressão salarial força a entrada no mercado de trabalho de mulheres e crianças, com jornadas de mais de 10h por dia, sem férias, descanso semanal remunerado, licença para tratamento de saúde, além de estarem sujeitos à autoridade absoluta do capital, muitas vezes paternalista.
- Não há garantia empregatícia ou contrato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!