Serviço social

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem na década de 30 no amplo movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade. Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária. Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam condições dereprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial. Essa atitude visava principalmente o interesse do Estado e das classes dominantes de atrelar as classes subalternas ao Estado, facilitando sua manipulação e dominação.
O Serviço Social enquanto profissão situa-se no processo de reprodução das relaçõessociais, como atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e na difusão da ideologia da classes instituições sociais e assistenciais, a partir da década de 30, tornam-se instrumento de controle social e político dos setores dominados e de manutenção do sistema de produção tanto por seus efeitos econômicos, quanto pela absorção dos conflitos sociais e das relações sociais vigentes.edominante entre a classe trabalhadora.
A partir de 1960, são constituídas condições que possibilitaram a redefinição dos procedimentos profissionais, primeiramente no governo de J.K., sob a concepção de desenvolvimento e depois sob a concepção de desenvolvimento humanista do governo Jânio Quadros, que valoriza o profissional Assistente Social. Neste contexto, é colocada a necessidade dequalificação dos profissionais, diante da demanda apresentada à profissão internamente, e pelo mercado de trabalho.Assim, o Serviço Social - caracterizado então por práticas sob orientação de instrumentos e técnicas tradicionais - inicia na década de 1960, um movimento interno na categoria que constrói os fundamentos, para o que vem a ser na década de 1970 o Movimento de Reconceituação do ServiçoSocial, ou seja, o movimento de intenção de ruptura com o viés tradicional e conservador, que será alavancado por um amplo debate da categoria, polarizado por disputa de diferentes projetos profissionais.
O debate interno da profissão, que mantinha o traço conservador, era polarizado por duas correntes. A primeira defendia a manutenção da origem conservadora adaptada com mudanças embasadas nomodelo norte-americano psicanalista-tecnicista (Caso, Grupo e Comunidade). A segunda propunha mudanças, questionando sutilmente as estruturas sociais, tendo sua base ligada a setor progressista da Igreja Católica. Estas duas correntes mantinham o traço conservador do Serviço Social e disputavam a direção do exercício profissional e do processo formativo. A demanda do governo, na década de 1960, emrelação aos profissionais assistentes sociais, exigia uma ação no sentido de controle da população de forma a adequá- la e submetê-la a ordem do governo ditatorial numa conjuntura de repressão, aumento da concentração de renda, de desemprego, inflação e de diminuição do poder de compra dos salários. Muitos profissionais se negavam a desenvolver essa prática propondo um debate critico, que abrangeua categoria na América Latina, denominado de Movimento de Reconceituação do Serviço Social que objetivou construir a critica a profissão, aos seus pressupostos ideológicos, teóricos e metodológicos e à determinadas práticas profissionais. A partir da crítica buscava-se uma referência distinta da qual orientava a profissão até então, desde sua emergência, de cunho conservador, objetivandoorientar e redimensionar o exercício profissional do Serviço Social.
Durante a ditadura militar foram realizados dois seminários de teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá (MG) e o Seminário de Teresópolis(RJ). O documento de Araxá, o de Teresópolis e o documento de Sumaré constam das publicações do CBCISS (1986) e constituem uma importante fonte de pesquisa. O documento de Araxá ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!