Serviço social

Páginas: 8 (1949 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO
INTRODUÇÃO
 O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos, características e principais diferenças entre o liberalismo e o neoliberalismo, desde suas origens até as aplicações aos dias atuais.
Para iniciarmos um estudo, precisaremos conhecer e entender os conceitos teóricos de cada termo. Liberalismo e Neoliberalismo são termos utilizados para definirconjuntos de princípios, teorias, idéias políticas e econômicas, aplicadas a fases distintas e interligadas da vida social, política e econômica da humanidade no decorrer de sua existência.
A palavra “liberal” deriva do latim líber (“livre”, ou “não escravo”), e está associada com a palavra “liberdade”.
Liberalismo portanto, pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, queapresentam como ponto de partida a defesa da liberdade política e econômica.
A palavra “Neo” vem do latim e quer dizer novo. Nèos vem do grego e significa moderno.
Neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de novas idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta estrutura, deve haver liberdade de comércio, pois o princípiodo neoliberalismo é o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Para que possamos entender melhor o que é o liberalismo e o neoliberalismo, teremos que voltar no tempo, relembrar o passado da humanidade, estudando suas origens e conquistas, suas evoluções e revoluções e viver aqui um pouquinho de nossa espetacular História. 
LIBERALISMO
O pensamento liberal teve sua origem noséculo XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704). Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith (1723-1790).
John Locke nasceu em 1632 no seio de uma família burguesa da cidade de Bristol. Em 1652 John Locke foi estudar em Oxford, formando-se em medicina etornando-se posteriormente professor daquela Universidade. Em 1666 foi requisitado como médico e conselheiro de lorde Shaftesbury, destacado político liberal, líder dos Whigs e opositor do rei Carlos II no parlamento.
Além de defensor da liberdade e da tolerância religiosas, John Locke é considerado o fundador do empirismo, doutrina segundo a qual todo conhecimento deriva da experiência. Comofilósofo, John Locke é conhecido pela teoria da tabula rasa do conhecimento, desenvolvida no Ensaio sobre o entendimento humano, onde afirma:
Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel branco, desprovida de todos os caracteres, sem quaisquer idéias; como ela será suprida? De onde lhe provém este vasto estoque, que a ativa e que a ilimitada fantasia do homem pintou nela com uma variedadequase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra, da experiência. Todo o nosso conhecimento está nela fundado e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento.
(Livro II, cap. I sec. 2.)
 Os direitos naturais inalienáveis do indivíduo à vida, à liberdade e à propriedade constituem para John Locke, a estrutura do Estado civil e ele éconsiderado, por isso, o pai do individualismo liberal.
O escocês Adam Smith publicou, em 1776, a mais importante obra de economia do século XVIII: "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", onde procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava do trabalho dos indivíduos que, seguindo seus interesses particulares, promoviam, no conjunto, a ordem e o progresso danação.
Para Smith, ao contrário dos mercantilistas, não havia necessidade de o Estado intervir na economia, pois ela era guiada por uma "mão invisível", isto é, pelas leis naturais do mercado. Essas leis eram a livre concorrência e a competição entre os produtores as quais determinavam o preço das mercadorias e eliminavam os fracos e os ineficientes. Assim, o próprio mercado regulamentava a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!