Serviço social

Páginas: 15 (3551 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


1 INTRODUÇÃO

O Serviço Social surge de modo a garantir melhores condições de vida das classes menos favorecida, vinculado á Igreja para a recuperação de seus interesses, junto com a burguesia e o Estadoimplantam políticas de assistências buscando diminuir os conflitos de classe.
Assim, o Serviço Social busca recursos indispensáveis para o ser humano, reduzindo conflitos e adaptando o individuo ao meio e o meio ao individuo,proporcionando equilíbrio entre capital e trabalho.
A partir das associações formadas por moças católicas que fazem assistência ao proletariado, surge à primeira Escola deServiço Social no Brasil, fazendo com que o Estado solicite assistentes sociais para trabalharem em instituições estatais.

2 DESENVOLVIMENTO

A expressão Serviço Social foi usada pela primeira vez em 1904, nos Estados Unidos, para identificar uma Escola de Boston que atuava com assistência social, ou seja, faziam praticas que mereciam gratidão por importantes serviços.
A profissão surge nofinal do século XIX, em 1898, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Devido à elevação da sociedade burguesa e o surgimento de classes sociais, a burguesia necessitava de alguém para cuidar da área social do proletariado, dessa forma exerceriam um controle sobre os proletários.
“Da Idade Média até o século XIX a assistência era encarada como forma de controlar a pobreza e ratificar a sujeiçãodaqueles que não tinham posses ou bens materiais” (MARTINELLI, 2006).
A burguesia inglesa aliada ao Estado e a igreja, criou a Sociedade de Organização da Caridade, a primeira da Europa que tinha por finalidade racionalizar e organizar a assistência.
Quando emergiu para o Brasil, nas décadas de 1930, 1940, o Serviço Social possuía uma característica assistencial e controladora.
Nos primeiros anos,até 1950, o Serviço Social no Brasil apresentava-se na linha de influência francesa no campo médio-social, com o objetivo de ajudar os pacientes a utilizar convenientemente o tratamento médico-hospitalar, e de empresa para a promoção de bem-estar do operário. Ambos enfocavam também a família, pois não era possível ajudar um de seus membros sem ajudar também os demais. O Serviço Social apresentava,portanto característica familiar e partenalista; suas funções consistiam na seleção dos clientes para obtenção de benefícios materiais: gratuidade, medicamentos, alimentos, auxílios em espécie ou no encaminhamento a obras sociais que os poderiam melhor atender.
A definição adotada para o Serviço Social era de M.ne de Loneux: ”Serviço Social é o conjunto de esforços feitos para adaptar o maiornúmero possível de indivíduos à vida social ou para adaptar as condições da vida social as necessidades dos indivíduos”.
Em resumo: o Serviço Social, neste primeiro período, apresentava-se com características assistencialistas, apoiando-se em valores confessionais e com uma atuação empírica.
Os assistentes sociais não tinham ainda capacidade de percepção crítica da utilização de outros processos etécnicas, numa situação de desenvolvimento que começavam apenas a descobrir.
Os anos decorridos de 1949 a 1967, entre o l Congresso Brasileiro de Serviço Social e o Seminário de Araxá sobre “Teorização do Serviço Social”,compõem um período de mudanças extremamente rápidas para o Serviço Social,mudanças de uma prática empírica para a procura de uma atuação cientifica.
Os três processos definem-see sistematizam-se. As escolas oferecem disciplinas para cada um; treinam-se os alunos primeiro em Serviço Social de Casos, depois em Serviço Social de Grupo e finalmente em organização de comunidade, obedecendo, portanto, a uma ordem lógica de complexidade: o individuo. O grupo, a comunidade.
O Serviço Social de Casos era mais bem definido em relação aos demais, pois tinha sido mais estudado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!