serviço social

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ UNOPAR
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
UMA ANALISE DA FAMILIA CONTEMPORANEA
PETROLINA-PE
MAIO- 2013.1

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Atividade individual de produção textual Inter disciplinada apresentada a UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ- UNOPAR, do curso Bacharelado em Serviço Social tendo como requisito parcial à conclusão dasdisciplinas: Sociologia e Serviço Social, Ética, Politica e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos e Metodológicos do Serviço Social II.
Orientações: Prof. Adarly Rosana
Lineia Rampazzo Márcia Bastos
Sergio Góes

SUMARIOINTRODUÇÃO_________________________________________
DESENVOLVIMENTO____________________________________
CONCLUSÃO__________________________________________
REFERENCIAS__________________________________________

UMA ANALISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo questionar sobre a família contemporânea com finalidade de comentar dados sobre uma pesquisabibliográfica e qualitativa realizadas com mulheres chefes de família monoparental. Dessa forma, investigou-se a problemática na família contemporânea uma situação do índice de classes pobres existentes em domicilio familiar. É fato incontentável que a situação da mulher chefe ocupa o lugar do homem para a manutenção do seu lar, apresenta-se uma resistência ainda maior tendo a responsabilidade de suprir suasnecessidades. Outro aspecto importante que pode nos dar luz para compreendermos a realidade que envolve milhares de família monoparentais no cotidiano precisam-se engajar no trabalho dando garantia de um melhor nível de vida para todos os seus membros que os compõem. Com base no que foi citado, é impossível falar dessa realidade feminina sem citar o nome de mulheres chefes que dedicavam suasvidas a essa causa. A família monoparental é um exemplo disso, uma guerreira que fizeram de suas trajetórias pessoais uma luta, até que.

seu perfil sócio demográfico teve uma grande importância no seu lar monoparental, como modelo ideal. O estudo teve como objetivo contribuir para a atividade individual, reflexões acerca do sistema familiar através de analise que permeia toda a famíliacontemporânea. Até os dias atuais. E, também, dar mais visibilidade a atuação das mulheres nas culturas femininas, formentando mais pesquisas acadêmicas cuja abordagem esteja focada na participação feminina, pois ainda são poucos os estudos científicos que tratam especificamente desteassunto.Desenvolvimento
Apesar de o sistema familiar ser considerado, em primeiro lugar, a família não é um fenômeno naturalde caráter universal, portanto a histórico. Dessa forma, ressaltamos sobre a família é um grupo social concreto e especificamente delimitável, que remete a um modelo cultural e sua representação. Por se tratar de chefiar a família tem suas origens nas leis que regiam a família em sociedades antigas, nesse sentido, geralmente empregado para designar a um único membro-normalmente ao homem maisvelho, cujo poder sobre os demais membros do domicilio. Isso nos alerta para o fato de que a denominação chefia familiar é atribuída (de fora) e que adquire diferentes significados para as famílias.
“De modo geral, chefia familiar é em si um conceito tendencioso, que traz implícito em sistema patriarcal de vernância e nação de ausência de conflitos quanto à alocação de recursos entre o membro dodomicilio”. (Flobre, 1991, p.7. apud Carvalho, 1998).
De acordo com as ideias da autora, salientamos que a chefia familiar é em si um conceito que tem uma intenção, que está envolvido um sistema patriarca de governar e a noção de ausência de embates quanto à alocar de recursos entre o chefe do lar. Refletindo sobre as dimensões dos diversos modelos família, podemos pensar também sobe nossos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!