serviço social

Páginas: 77 (19008 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

O CONHECIMENTO COMO COMPREENSÃO DO MUNDO E COMO FUNDAMENTAÇÃO DA AÇÃO.


Agimos entendendo e entendemos agindo! Dois atos nossos que, evidentes, saltam-nos aos olhos, imediatamente, quando nos colocamos a mirar o nosso modo de ser. Na medida em que agimos, buscamos compreender o mundo no qual e com o qual agimos e, na medidaem que o compreendemos, cuidamos de reordenar e reorientar nossa ação, “iluminados” pelo entendimento conseguido.
A ação é elemento fundamental – é básico - para que haja entendimento e o entendimento transforma-se em suporte poderoso da condução da ação. Imbricada mente, num todo que só didaticamente podem ser separados, os atos de “agir entendendo” e de “entender agindo” caracterizam,distintivamente, o modo de ser do ser humano.
O conhecimento – como entendimento do mundo – não é, pois, um enfeite ou uma ilustração da mente e da memória, mas um mecanismo fundamental para tornar a vida mais satisfatória e mais plenamente realizada.
Pretendemos, aqui, neste capítulo de abertura das discussões das questões do conhecimento, discuti-lo como uma forma ao mesmo tempo teórico-prática eprático-teórica de compreender a realidade que nos cerca e não simplesmente como “ilustração ver balística” da mente, processada, no geral, pela educação institucionalizada. Ou seja, pretendemos meditar em torno da idéia de que o conhecimento é produto de um enfrentamento do mundo realizado pelo ser humano que só faz plenamente sentido na medida em que o produzimos e o retemos como um modo deentender a realidade, que nos facilite e nos melhore o modo de viver, e não, pura e simplesmente, como uma forma enfadonha e desinteressante de memorizar fórmulas abstratas e inúteis para a nossa vivência e convivência no e com o mundo.


1. O conhecimento como mecanismo de compreensão e transformação do mundo

Estamos no mundo e enfrentamos os seus desafios. Ao nascermos, somos dados nummundo e submetidos às suas leis, ao mesmo tempo em que, ao longo da duração, o enfrentamos e com ele fazemos muitas coisas. Trasnformamo-lo, segundo nossas necessidades, tornando-o “dócil” ao nossos anseios.
Dentro deste mundo no qual somos dados, percebemo-nos diversos dele e compreendemo-lo como “outro”, como um contexto que nos desafia com suas resistências a que o enfrentamos e o tornemos maisnosso, no sentido de que ele seja arrumado e ordenado segundo nosso modo de ser. Fazemos do mundo, que nos é dado, um mundo propriamente humano: um mundo cultural. E isso se dá pela prática do nosso viver e sobreviver neste mundo.
Isto significa, entre outras coisas, que temos o mundo nas mãos, com os seus seres, com os seus elementos. Nossa vida, no mundo, consiste, pois, em tratar com ascoisas, sob diversas formas. Elas estão aí na nossa vida e para a nossa vida. O nosso tratamento com elas manifesta-se de modo enormemente variado. Enquanto vivemos no mundo e com o mundo, praticamos variadíssimos atos: observamos a natureza e nos alegramos com ela, às vezes, a tememos; plantamos árvores, modificamos paisagens, construímos equipamentos, nos relacionamos com outras pessoas, transpomosdistâncias... Todos estes atos e muitíssimos outros são acompanhados de um ato especial: o ato de pensar. Praticamos ações com as coisas do mundo, ao mesmo tempo em que pensamos nelas, no seu modo de ser e no seu modo de reagir à nossa ação. Pensamos também em nosso próprio ato de praticar. Somos capazes de nos ver a praticar estes atos, entendendo o que está ocorrendo. Ou seja, somos seres dereflexão: possuímos a capacidade de fletir (dobrar) sobre nós mesmos e entendermo-nos em nosso modo de ser e entender o mundo em seu modo de ser. Compreendemos o mundo, enquanto com ele praticamos e nos compreendemos em nossa própria prática.
Nesse nosso processo de compreender o mundo, vamos identificando que parte dos seus elementos nos são úteis, que outros nos são agradáveis, que outros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!