SErviço social

Páginas: 5 (1223 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2014
 1°
A Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituição que trabalham com a produção de projetos nos meios de comunicação, tais como, canais, jornais, rádio, revistas, cinema, televisão. Refere também nos aspectos lazer, do gosto artístico e do vestuário. Baseada na cultura, visando principalmente no interesse lucrativo. O termo indústria cultural foi criado pelos principais pensadoresda Escola de Frankfurt: Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, ambos alemães. Surgindo em um período que a economia era baseada no consumo de bens, assim a indústria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura surgem com funções do fenômeno da industrialização.
Chama-se cultura de massa toda cultura produzida para a população em geral a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas,etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Enfim, cultura de massa, é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público. Como consequência das tecnologias de comunicação surgidas no século XX, e das circunstâncias configuradas na mesma época, a cultura de massa desenvolveu-se a ponto de ofuscaros outros tipos de cultura anteriores e alternativos a ela.
A cultura popular esta associada ao "povão", geralmente a parte excluída da sociedade. E ela não está vinculada ao conhecimento científico, planejado, e sim ao aspecto simples e ou espontâneo das emoções individuais e coletivas de uma comunidade, tem um modo de vida próprio, que se formou no decorrer dos tempos, mas não é generalizantea todos. É uma cultura de resistência. Ela pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa, e não podemos esquecer que ela tem as suas próprias raízes nas tradições, nos princípios, nos costumes, no modo de ser daquele povo, consoante FIDELIS 2008, desta forma, cada povo produz, porexemplo, uma arte peculiar, reflexa de suas específicas qualidades necessariamente diversa das artes de outros povos.



Sanção Legal- São as leis constituídas pela sociedade que, caso sejam infringidas, implicam penalidades legais. A constituição Brasileira é um exemplo disso e abrange todos os direitos e deveres do brasileiro e as sanções com as suas respectivas penalidades. O não comprimentoda constituição, o não votar, por exemplo, implica necessidade de justificativa e, as vezes, algumas punições .Segundo Durkheim, os fatos sociais são Exteriores aos Indivíduos. Tal caráter tem o sentido de afirmar que os indivíduos ao nascerem já encontram os fatos sociais (regras,
costumes, leis, religião e etc.) postos e são obrigados a aceitá-los
mediantecoerção social, tal qual a educação. Ao indivíduo não é
dado o direito de opinar. Mais uma vez, recorremos ao próprio Durkheim:
“Quando reparamos nos fatos tais como são, e como sempre foram, salta aos olhos que toda a educação consiste num esforço contínuo para impor (coerção) à criança maneiras de ver, de sentir e de agir às quais ela não teria chegadoespontaneamente (Exterioridade). Desde os primeiros tempos da sua vida que a obrigamos a comer, a dormir, a beber nas horas certas. Obrigamo-la à limpeza, à calma, à obediência.”
Sanção espontânea- São as formas de condutas pela sociedade e pelo grupo que fazem parte. A coerção não precisa ser drástica. Num exemplo, quando usamos a roupa inadequada para um ambiente, nos sentimos constrangidos, poisestamos diferentes do padrão estabelecido. Ainda usando do pensamento de Durkheim são sansões que não se manifestam legalmente mas que se manifestam no nosso cotidiano e são aplicadas pelas pessoas.





Não, pois a todo instantes estamos vendo senas de racismo, não só pela cor, mas também pela sua opção sexual, sua religião e até mesmo pela sua classe social. Hoje estamos em um País que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!