Serviço social

Páginas: 12 (2856 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2012
UNIEDUAÇÃO POLO CATALÃO – GO
SERVIÇO SOCIAL
Christiane Carolina do Nascimento RA: 400465
Franciele Da Silva Gomes RA: 390740
Jaqueline Aparecida Gomides Pires RA: 399640
Kelly Cristina Vaz RA: 382895
Leila de Fátima Machado Vaz RA: 396280
OS NOMES SÃO EM LETRAS MAIÚSCULAS

SOCIOLOGIA

Profª. Ma. Cláudia Regina Benedetti.

CATALÃO - GO
Dezembro/2012

Dos Direitos Humanos quenos deve pertencer a nós e a nossa posteridade, e que devem ser considerados como o fundamento e a base do governo, feito pelos representantes do bom povo da Virginia, reunidos em plena e livre convenção.
As características são que todo ser vivo, humano ou povo sem distinção de qualquer espécie, seja a raça, cor, sexo, língua, religião, opinião, política ou de outra, origem nacional ou social,riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
As diferenças para gozar os direitos e as liberdades perante a lei são todos iguais e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei, todos tem direita a proteção contra discriminação.
Segundo, Durkheim a solidariedade social se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão entre as pessoas. Contudo, asolidez, o tamanho ou a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de cada sociedade. Nas sociedades de organização mais simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquele existente em sociedades mais complexos, uma vez que a consciência coletiva se daria também de forma diferente em cada situação.Para compreendermos melhor, basta uma simples comparação entre sociedades indígenas do interior do Brasil, com sociedades industrializadas como as das regiões metropolitanos das principais capitais. O sentimento de pertencimento e de semelhanças é muito maior entre os índios ao redor de um lago quando pescam do que entre os passageiros no metrô de São Paulo ao irem para o trabalho pela manhã.Dessa forma, segundo Durkheim, poderíamos perceber dois tipos de solidariedade social, uma do tipo mecânica e outra orgânica.
De modo distinto, existe a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina na sociedade ditas “modernas” ou complexas do ponto de vista do maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas).
A divisão econômica dotrabalho social e mais desenvolvida e complexa e se expressa nas diferentes profissões e variedade das atividades industriais. Durkheim emprega alguns conceitos das ciências naturais, em particular da biologia, com objetivo de fazer uma comparação entre a diferenciação crescente sobre a qual se assenta a solidariedade orgânica.
Durkheim concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos ondeos órgãos são diferentes entre si, mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependência entre os indivíduos.
A coesão social predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não esta assentada em crenças e valores sociais, religiosos na tradição ou nos costumes compartilhados, mas noscódigos e regras de conduta que estabelece direito e deveres e se expressão em normas jurídicas: isto é, direito.
Durkheim integra grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia, o principal interesse e desvelar os fatores a coesão e permanência ou das relações sócias ao longo do tempo e de gerações. A existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau deconsenso entre seus membros constituintes os indivíduos, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social.
Uma revolução nada tem a ver com outra revolução. A Revolução Francesa teve um caráter politico, com o intuito de ter liberdade, pois derrubou o antigo regime e separou estado e igreja. Esta revolução com identidade própria, manifesta a tomada do poder pela burguesia, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!