serviço social

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I







Coordenadora do curso: Profª Adarly Rosana Moreira Goes














2013/1

Anexo I

Roteiro para elaboração do Plano de Estágio I
1 – Identificação

a) Nome: Semestre Letivo: 5º.
b) Nome da instituição: Setor de Serviço Social.
c) Projeto no qual oaluno será inserido para a realização do estágio: Atendimento a pessoas privadas de liberdade (presos) e familiares destes.
d) Nome do supervisor de Campo:
e) Período previsto para a realização do estágio: 01/04/2013 a 06/05/2013
f) Dias e horários de estágio: 2ª a 6ª feira das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 15:00h
g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo: 6ª feira, das 11:00hàs 12:00h.
2 – Justificativa: O Complexo Penitenciário Nélson Hungria é uma Unidade Prisional exclusivamente masculina, onde, tem por finalidade realizar a custódia e a ressocialização de pessoas privadas de liberdade (presos). Sua capacidade é de 1.664 presos, mas abriga, em média, 1.900 presos. Tem um quadro funcional de 750 funcionários distribuídos nos setores de segurança, administrativo,jurídico, enfermaria e psicossocial. Neste contexto, o profissional de Serviço Social é responsável por atendimentos aos presos e familiares. Trabalham também, para, instruí-los como na conquista de um emprego, na regularização de documentos e na sua socialização. Atualmente, o numero de assistentes, também, é muito baixo, sendo que os serviços muitas vezes são prestados por voluntários como ONGs,religiosos e alguns outros que sente compaixão pelo detento. Além disso, cerca de 100 presos trabalham em várias atividades em oficinas e fábricas de empresas que têm convênio com o governo de Minas Gerais, montadas dentro do Complexo. O trabalho não só tira o detento do ócio, como lhe assegura outros benefícios, como pagamento de salário e redução na pena de acordo com os dias trabalhados: para cadatrês dias o preso tem sua pena reduzida em um dia.
3 – Objetivos
3.1 – Objetivo Geral: Compreender a forma de atuação do Assistente Social na busca do resgate dos vínculos familiares do preso, da promoção de estudos de caso e do acompanhamento de seus familiares, bem como as perspectivas do detento quanto a sua reinserção na sociedade.
3.2 – Objetivos Pedagógicos: - Possibilitar ao aluno aidentificação do espaço de intervenção profissional;
- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;
- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.
-Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.
4 –Supervisão de Campo: Observação das ações promovidas pela Assistente Social responsável, auxiliando, dentro dos limites do estágio, na elaboração de documentos, relatório e registros - sempre sob a coordenação da Profissional responsável - , a realização de atividades junto aos assistidos ampliando a compreensão das necessidades e compreendendo melhor as ações executadas pela Assistente Social ebuscando correlacionar tal atuação com a política de assistência social implementada no Sistema prisional de Minas Gerais.
5 - Orientação Acadêmica: A orientação acadêmica se processa primeiramente através do momento formativo fornecido pelo professor da disciplina em tele-aula noinício do semestre. A orientação tem continuidade através dos encontros presenciais com orientador acadêmico e presençavirtual contínua do Tutor eletrônico para fornecer suporte quando necessário. Nas orientações presenciais são abordadas temáticas que dizem respeito à prática profissional, elucidações teóricas e orientação para preenchimento das documentações.
6 – Avaliação: A Assistente Social responsável verificará a dedicação, o compromisso e o empenho do estagiário, bem como, sua capacidade de relacionar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!