Serviço Social

Páginas: 2 (320 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


As duas autoras tem posicionamentos críticos e opostos no que se refere ao exame de proficiência. A primeira autora, Boschetti, se posiciona com argumentaçõescríticas contra o exame, pois segundo ela o exame pode acirrar a competitividade e a livre concorrência, provocando ranqueamento de cursos e instituições. Além disso, favorecem a proliferação decursinhos preparatórios, e responsabilizam os profissionais pela ausência de qualidade no ensino e pela omissão do Estado na sua avaliação. Na opinião desta o exame de proficiência pode, nomáximo, avaliar parcialmente os conteúdos apreendidos durante o período de permanência na formação universitária. 
Já para Mavi Rodrigues, ela afirma que o debate sobre o exame surgecom a criação de cursos à distância, meramente mercantis e sem qualquer mecanismo efetivo de controle pelo Estado, afirmando, ainda, que o exame seria capaz de garantir que a sociedade sejaatendida por profissionais qualificados. A mesma tem uma preocupação também com os acadêmicos de Serviço Social, pois estão se formando muitos profissionais e o mercado de trabalho não terásuporte suficiente para agregar todos esses profissionais. Sendo assim, Mavi Rodrigues se posiciona a favor do exame de proficiência.
Dessa forma, depois de estudar e analisarsistematicamente a opinião das duas autoras me posiciono a favor de Mavi Rodrigues. Concordo quando ela afirma que adotar o exame de proficiência não desvirtua o papel dos conselhos profissionais, sendoque constitui uma defesa legítima da profissão, visto que o número de profissionais tem aumentado em um número relevante e a maioria desses profissionais são formados por instituiçõesprivadas e E.A.D, haja visto, que muitas dessas instituições privadas e E.A.D não possuem mecanismos e suporte para garantir uma boa formação profissional.



.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!