SERVIÇO SOCIAL

Páginas: 28 (6816 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância – CEAD
Serviço Social












Acadêmicos:
Cleci da Silva Gonçalves – RA: 446454
Cleiton Ribeiro dos Reis – RA: 405337
Cléris Elaine Cambruzzi – RA: 430468
Letiéri Gonsalves Lessa – RA: 446197
Marisa Mantske da Silva – RA: 407322






Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos
do ServiçoSocial II
Profª Maria Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes









TAQUARA/RS
09/04/2014
INTRODUÇÃO 
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social é compreender o processo de construção crítica da profissão frente às questões sociais que afligem o segmento subalterno, ao tradicionalismo-conservador profissional, ao Estado autocrático burguês e seu sistema excludente, dentre outrascaracterísticas que promovem antagonismos. Através de revisões da prática profissional bem como na reformulação das bases teóricas do Serviço Social tradicional. Vale ressaltar que no decorrer do novo contexto social exige novas práticas por parte dos Assistentes Sociais. Assim, foi necessária uma revisão teórico-metodológica das práticas profissionais.
O presente trabalho tem como objetivo aanálise do Movimento de Reconceituação, apontando seu marco histórico, significados, tendências e críticas a ele e ao conservadorismo que esteve arraigado na profissão até então. Serão abordadas as particularidades que apresentaram na constituição do processo de Reconceituação e uma abordagem sobre a Dialética Social que tem uma visão oposta sobre a mão de obra humana e suas transformações.MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL: TENDÊNCIAS, RUPTURAS E REFLEXOS NO SÉCULO XXI
Baseado na leitura do artigo de Vicente de Paula Faleiros o Movimento de Reconceituação do Serviço Social e que procura identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e marcas vinculadas à Igreja Católica, e os movimentos delas decorrentes, adotando como instrumental de analisee enfoque marxista.
Ela surge como desdobramento da ação social e da ação da Igreja Católica as primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos, fundamentavam alunos da classe media que buscavam o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal. 
Algumas alunas eram professoras primarias ao atuar sobre questão social, negarão transformações econômicas esociais. O Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social, em grupo social, em comunidades. 
Os primeiros passos para o movimento de Reconceituação foram às práticas desenvolvidas, a teoria era frágil quanto à compreensão da dinâmica social das relações de classe, do ponto metodológico grande ênfase aodesenvolvimento de comunidade difundido amplamente pela ONU e OEA (década de 50, 60 e início de 70) através de assistência técnica e projetos, cursos e seminários. As escolas de Serviço Social passaram a incluir nos currículos o ensino para as comunidades. Os grandes projetos foram implantados com apoios de instituições publicas (SUDENE, SUDAM, SUDESUL) e por iniciativa da igreja católica.Analisar o Movimento de Reconceituação do Serviço Social é compreender o processo de construção crítica da profissão frente às questões sociais que afligem o segmento subalterno, ao tradicionalismo-conservador profissional, ao Estado autocrático burguês e seu sistema excludente, dentre outras características que promovem antagonismos. 
Para isso, fez-se necessário a projeção de intenções de rupturas,através de revisões da prática profissional bem como na reformulação das bases teóricas do Serviço Social tradicional. Vale ressaltar que “condições novas” decorrentes do novo contexto social exigiam novas práticas por parte dos Assistentes Sociais. Assim, foi necessária uma revisão teórico-metodológica das práticas profissionais. 
A transição das décadas de 1960 – 1970 foram marcadas por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!