serviço social

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução

No Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementossurgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta a ser dada ao conflito, entre esses dois pólos, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos. Para entender melhor essa problemática, considera-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. Focaliza-se, então, o cerne da questão social, aexploração do trabalho pelo capital, com todas as suas conseqüências para a vida do trabalhador.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento






Desenvolvimento
O mundo depois da Segunda Guerra Mundial foi atravessado por constantestransformações econômicas, sociais e políticas, fruto das forças sociais que se libertaram a partir dos momentos de euforia e crise do modelo capitalista em vigor até então. Não podemos nos esquecer da Guerra Fria, que dividiu o planeta em dois hemisférios políticos e econômicos: de um lado o mundo capitalista liderado pelos Estados Unidos, e do outro o mundo socialista sob a influência da União Soviética.De certa forma os conflitos e as contradições que permearam esse período histórico foram diretamente e indiretamente influenciadas pela dinâmica da Guerra Fria, em maior ou menor grau de acordo com o momento histórico. A década de 1970 encontra-se em meio a este turbilhão histórico, marcada por crises de modelos econômicos e revolucionários de libertação nacional, imposições de ditaduras e crisesestruturais no centro e na periferia do capital. Tudo isso provocado por contradições desenvolvidas no próprio seio da sociedade capitalista.

Falar em ensino de história nos tempos atuais soa diferente dos sentidos dessa tarefa há trinta anos. Nas últimas décadas, é visível a alteração da vida social, desafiada pela revolução tecnológica, pelo crescimento da mídia, pelos novos paradigmas decompreensão das sociedades. Esses acontecimentos provocam novas formas de lidar e entender as ações humanas, tanto no presente como no passado.
No Brasil a questão central era a construção de uma identidade nacional, pela consolidação da independência e pela construção da nacionalidade.
Após o golpe de 1964, que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, teve como oensino histórico do poder político que se tornou mais um alvo dominante.
Juscelino Kubitschek governou o Brasil entre 1956 a 1961, foi à época em que o crescimento econômico do PIB cresceu em média 7% ao ano, enquanto a taxa por capital aumentou  num ritmo quatro vezes maior que no restante da América Latina. Tal situação reflete as prioridades daquele governo no desenvolvimentoeconômico-industrial do país. Foi então que a indústria desenvolveu-se a capital do Brasil foi levada para o centro do país, com a construção de Brasília.
Atingindo a década de 1960, o Brasil alcançou patamares de desenvolvimento econômicos expressivos que se contratavam com os problemas sociais. O desenvolvimentismo era falho, atingia apenas algumas parcelas da população e desenhava uma concentração de riquezas quenão poderia ser mais protelada pelas ações conciliatórias do populismo. Passado o breve governo de Jânio Quadros (1961), o populismo teve sua última representação no governo de João Goulart.
Conquistando o rápido apoio de líderes sindicais, nacionalistas e partidos políticos de esquerda, João Goulart não teve mais condições de assumir o comportamento dúbio que marcava o populismo. Já nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!