Serviço Social

Páginas: 10 (2270 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I















MANAUS-AMAZONAS
2014












RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I















MANAUS-AMAZONAS
2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................

2DESENVOLVIMENTO.....................................................................................

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................

4 REFERÊNCIAS................................................................................................


































• IDENTIFICAÇÃO

Estagiário (a):
Curso: ServiçoSocial
Telefone: (92 )
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio:

Endereço: AV. SAMAUMA MONTE DAS OLIVEIRAS
CEP: 69096-000
Supervisora Acadêmica:
Supervisora de Campo:
Carga horária: 70 horas início:24 /02/2014 término:25/04/2014






















I – INTRODUÇÃO


Os assistentes sociais trabalham com as múltiplas dimensões da questão socialtal como se expressam na vida dos indivíduos sociais, a partir das políticas sociais e das formas de organização da sociedade civil na luta por direitos, (LEANDRO, 2009, p.92).
Nesse contexto, o aludido relatório trata de uma abordagem geral de todos os Estágios Supervisionados do Curso de Serviço Social, cumpridos no decorrer das etapas solicitadas pela Instituição de Ensino e realizados.Iamamoto (2007) assevera:
O estágio Supervisionado é o estágio caracterizado, nas diretrizes curriculares, como atividade curricular obrigatória, que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-ocupacional, tendo em vista a sua capacitação para o trabalho profissional (p. 283).
As bases para o Sistema Único de Saúde (SUS) foram dadas pela 8ª Conferência Nacional de Saúde, a qual envolveumais de 5.000 participantes, produzindo um relatório que serviu de referência nas discussões da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988, tais discussões resultaram na elaboração da Constituição Federal de 1988. (FIOCRUZ, 2012)
O principal marco da Reforma Sanitária foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde, ocasião em que as propostas de Saúde serviram de base e tiveram forte influência naAssembleia Nacional Constituinte de 1987 e na idealização do Sistema Único de Saúde (SUS), garantido na Constituição Federal de 1988 (FIOCRUZ, 2012). Com destaque para o tripé da Seguridade Social, Saúde, Assistência Social e Previdência Social, no qual a Saúde, em seu artigo 196, passa a ser direito do cidadão e dever do Estado.
Costa (2006) define que as atividades prioritárias do ServiçoSocial, dentro do SUS, concentram-se nos seguintes eixos de inserção do trabalho profissional: (1) ações de caráter emergencial; (2) educação e informação em saúde; (3) planejamento e assessoria; e (4) mobilização da comunidade.
Em 6 de março de 1997, o Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução n. 218, reconhece a categoria de assistente social como profissio¬nal de saúde, juntamente commédicos, biólogos, enfermeiros, profissionais de educação física, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. (CNS, 1997)
E, em 29 de março de 1999, o Conselho Federal de Serviço Social, através da resolução n. 383, caracteriza o Assistente Social como profissional de saúde. (CFESS, 1999)
No ano de 2009, oConselho Federal de Serviço Social começa a discutir sobre a atuação dos assistentes sociais na saúde, resultando num importante documento que estabelece Parâmetros para atuação dos Assistentes Sociais na Saúde, o qual normatiza as ações e as competências dos Assistentes Sociais na política de saúde. (CNS, 1997)
Ao analisar o serviço social na Unidade de Pronto Atendimento, mes¬mo sendo uma unidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!