Serviço social

Páginas: 51 (12670 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
PROJETO DE PESQUISA

Violência Silenciada - Criança e adolescente

Pesquisadora:
Professora Nivia Valença Barros

2009

universidade federal fluminense – uff
escola de serviço social – ess
departamento de serviço social de niterói – ssn
programa de estudos pós-graduados em política social
núcleo de pesquisa histórica sobre proteção social – NPHPS

PROJETO DE PESQUISA

1.IDENTIFICAÇÃO

Título: Violência Silenciada – Criança e adolescente

Área de Concentração: Ciências Sociais Aplicadas - 6.00.00.00-7

Área do conhecimento: Serviço Social - 6.10.00.00-0
Palavras-chave: Conselho Tutelar; Violência contra Criança e Adolescente; Violência Social; Violência Intrafamiliar; Direitos Humanos; Cidadania

2. Resumo
Esta pesquisa objetiva avaliar o processo de daconstrução sócio-histórica da violência intrafamiliar/doméstica contra criança e adolescente e de como este foi engendrada no contexto brasileiro. Buscaremos apresentar a violência intrafamiliar em sua concretude e o seu impacto avassalador sobre as vítimas, tanto em aspectos objetivos quanto subjetivos. Para isso, procuraremos traçar um levantamento teórico conceitual sobre as questões que envolvem ainfância e a adolescência, as políticas e práticas de proteção social. Para apresentar este panorama deverá ser elaborada uma pesquisa de campo que se debruce sobre prontuários registrados no 1º, 2º e 3º Conselhos Tutelares de Niterói, selecionando os registros relativos às diversas categorias da violência intrafamiliar. Tais informações deverão ser reunidas em um banco de dados, onde procuraremosagrupar estes dados de forma a traçar quadros quantitativos e qualitativos sobre o funcionamento destes Conselhos e de outros órgãos de atendimentos à criança e adolescente frente a violência intrafamiliar e delinear um perfil societário da vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente e de sua implementação no município de Niterói.

3.IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR

- Nome: NIVIA VALENÇA BARROS- Matrícula SIAPE: 0310756
- Unidade: Escola de Serviço Social de Niterói
- Departamento: Serviço Social de Niterói
- Categoria Funcional, Regime de Trabalho: 40 horas - DE

4. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Projeto em continuação;
Infra-estrutura disponível para a realização do Projeto: As atividades serão desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social daEscola de Serviço Social da UFF que possui a infra estrutura adequada para as ações previstas.

5. Objetivo Geral

Analisar a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes em suas intercorrências, partindo das categorias negligência, abusos físicos, psicológicos e sexuais, exploração e abandono de modo que se possa compreender o fenômeno em sua concretude buscando-se. compreender aviolência intrafamiliar em sua plenitude e, destacar seu impacto avassalador nas crianças e adolescentes tanto em termos objetivos quanto subjetivos a partir dos dados obtidos nos 1º, 2º e 3º Conselhos Tutelares de Niterói, espaço escolhido para a pesquisa de campo.

5.1 Objetivos Específicos

Analisar como se processam a violência e vulnerabilidade social e à violência intrafamiliar contra crianças eadolescentes em nossa sociedade.
Avaliar como está sendo implementado o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar e às ações e práticas de proteção social que fundamentam as intervenções junto à infância e adolescência vitimizadas pela violência.
Identificar as práticas desenvolvidas nos atendimentos do Conselho Tutelar, enquanto órgão centralizador de denúncia e notificaçõesdas violências contra criança e adolescente.
Caracterizar como se processou a criação de Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e de Conselhos Tutelares no município e como vem se dando a sua implantação.
Analisar quantitativa e qualitativamente os registros sobre violência doméstica obtidos no campo de pesquisa.

6. JUSTIFICATIVA

Este projeto origina-se dos trabalhos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!