Serviço social

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
O Serviço Social é uma profissão com múltiplas vertentes e exerce em sua prática variados papéis, tais como, assistencial, educador, mediador e gerência.

Na área da saúde, além de prestar apoio técnico junto à equipe multiprofissional nas questões especificas a Assistência Social Atua também na elaboração, implantação, gerência de programas, projetos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde eSecretaria Estadual da Saúde de São Paulo, além de projetos desenvolvidos na própria instituição hospitalar.

No Hospital a equipe do Serviço Social intervém planejando, organizando e promovendo o atendimento dos usuários da instituição identificando os aspectos sociais, econômicos e culturais relacionados ao processo de saúde e doença. Cria condições para que ele desenvolva sua capacidadecritica, enquanto sujeito de direitos. É mediador quando orienta e esclarece a importância da participação dos familiares junto ao tratamento, resgatando e mesmo propiciando a reconstituição dos vínculos familiares, contribuindo para retomada da relação social do cidadão, a qual muitas vezes apresenta-se fragilizada ou inexistente.

O Serviço Social é parte integrante da equipe multiprofissional einterdisciplinar. Realiza atendimentos individuais e desenvolve o seu trabalho através de abordagens grupais, intervindo em questões relacionadas a direitos e deveres sociais.

Promove e participa de palestras, seminários, além de produzir conhecimento teórico-cientifico por meio de pesquisas que subsidiam a intervenção profissional. Participa de Congressos, contribuindo na área da saúde.

AServiço de quem?
Aos usuários acompanhados no Ambulatório, internados nas Clínicas e Pronto Socorro, bem como aos membros que compõem a rede familiar e / ou social desses usuários.


SERVIÇO SOCIAL EM ALGUMAS DE SUAS PRINCIPAIS ATUAÇÕES

• No Serviço de Pronto Atendimento / Pronto Socorro e Ambulatório: O Serviço Social presta atendimento social diário, onde são atendidos os usuários que estejamvivenciando situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social. Indivíduos em situação de exclusão social como, por exemplo, pessoas que se encontram nas ruas, usuários de drogas (principalmente o álcool) dentre outros, os quais muitas vezes não contam com suporte da rede sócio-assistencial e que dentre as vulnerabilidades a que estão expostas esta sua à saúde.

• Nas enfermarias: Diariamente aequipe técnica atende as demandas sociais por meio de visitas aos usuários que estão no leito, atendendo também à rede familiar e / ou social.
• No atendimento às pacientes Mastectomizadas: A intervenção do Serviço Social é realizada juntamente com a equipe interdisciplinar, que visa a humanização do atendimento e melhoria da qualidade de vida das usuárias.

Este trabalho tem como objetivoresgatar a auto-estima das usuárias, reintegrá-las em suas atividades da vida diária e retorno a vida profissional, orientar sobre os direitos sociais e previdenciários, propiciar espaço para reflexão, troca de experiências, fortalecimento individual e grupal.

• No Centro Interdisciplinar de Moléstias Infecto-Contagiosas na Gestação – CIMIG: Trabalha em equipe interdisciplinar, sendo a função doServiço Social informar sobre questões previdenciárias e direitos sociais, desenvolver grupos sócio-educativos, grupos de orientação em Planejamento Familiar, trabalho preventivo no tratamento de recém-nascidos até o seu 1º ano de vida, filhos de usuárias portadoras de moléstias; avalia e acompanha as usuárias que apresentam demanda social, contribuindo para adesão destas ao tratamento, consultasmédicas, exames e grupos de apoio.

• No Programa de Planejamento Familiar: O Programa é composto pelas equipes de Serviço Social, Ginecologia e Obstetrícia. A atuação do Serviço Social se insere em três momentos distintos: Grupos de orientação, onde informamos e intermediamos a efetivação pelo direito a realização de Laqueadura Tubária, atendimento individual e estudo de caso para métodos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!