Serviço social

Páginas: 7 (1566 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
DISCIPLINA: OFICINA DE FORMAÇÃO
PROFª: AMANDA BOZA
AULA ATIVIDADE 01 - INSTRUMENTALIDADE SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADE 02 – QUEM FAZ A PROPAGANDA É VOCÊ!

DESTAQUE: Aluna do curso Serviço Social destaca-se na Semana do Assistente Social no Evento realizado no Auditório da UFCG Campus Sousa-PB.
Ana Júlia, estudante do 8º período do curso de ServiçoSocial pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná na Modalidade EAD, polo Sousa-PB, foi figura de destaque na Semana do Assistente Social comemorado entre os dias 15 e 18 de maio do corrente ano, que tinha como Tema - “Serviço Social: Compromisso de classe, por uma Sociedade Emancipada” na Universidade Federal de Campina Grande UFCG – Sousa-PB, com participações influentes e marcantes para osprofissionais graduados e em curso, galgando esta profissão com tanto empenho, amor e dedicação.
O evento foi aberto ao público e contou com a participação dos estudantes do referido curso das instituições Federal e particulares incluindo as Universidades com a modalidade EAD (Ensino a Distancia).
Em determinado momento do evento uma das palestrantes a Srª. Cleonice Lisboa, Mestre em Serviço Social daUFCG, começou a desferir altas críticas a respeito dessa nova modalidade de ensino o EAD, inclusive com posicionamentos preconceituosos que fere profundamente princípios fundamentais de nosso Código de Ética de março de 1993. Disse ainda que a categoria é contra o EAD, por considerar a modalidade ineficaz na formação de novos profissionais. "O ensino a distância é um tipo de formação semqualidade, onde é impossível estabelecer uma relação pedagógica entre discentes e docentes que não oferece uma experiência acadêmica aos alunos, além desses cursos serem desenvolvidos nas piores situações possíveis", diz a Srª Cleonice Lisboa.
"Uma pesquisa do Conselho Federal de Serviço Social constatou que esses cursos não dispõem de estágios, componente obrigatório na formação dos alunos. Vários cursosestão paralisados em todo o Brasil por esse motivo, e alguns já foram até fechados", explica. “O ensino a distância é uma estratégia do governo federal para ampliar o número de instituições de educação superior no Brasil, sendo o curso de Serviço Social um dos mais baratos dessa modalidade”.
Afirma ainda que, no Brasil existem aproximadamente 50 mil estudantes de Serviço Social matriculados noEAD. Atualmente, cerca de 70 mil assistentes sociais atuam no país. Ao lado do EAD, crescem os cursos privados, que muitas vezes são de baixa qualidade, em que pese os esforços de jovens e comprometidos docentes, em função das condições de trabalho: contrato horista, ausência de pesquisa e extensão, turmas enormes, estágios que não asseguram supervisão acadêmica e de campo articuladas. Quanto àgraduação à distância, sabemos que realiza no máximo transmissão de informações, mas jamais formação profissional, inclusive uma que se dirige aos estudantes e profissionais envolvidos nesta modalidade, alertando-os e explicando as razões da nossa luta, que nada tem a ver com preconceitos ou discriminação. – Encerra.
Repórter: Se isso não for preconceito ou discriminação é o que então???
DEFESA:Repórter: Nesse momento a aluna Ana Júlia, estudante do 8º período do curso de Serviço Social pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná na Modalidade EAD, polo Sousa-PB, se sentindo ferida e difamada moralmente por essa profissional da área que zela por “garantir a igualdade respeitando as diferenças” demonstrou total desrespeito aos princípios fundamentais do Código de Ética de março do A. S. de1993; Ana Júlia bastante confiante e conhecedora da profissão que ora seguiria e da modalidade usada para sua formação não revidou com críticas, mas sim com muita Sabedoria e Conhecimento de Causa, falando que: “Mesmo não sendo aqui, o lugar ideal para aprofundar nesse debate, não pude resistir em me manifestar, pois, ninguém melhor para falar sobre a EaD, senão as pessoas que estão vivenciando....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!