Serviço social

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2012





DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E ACRISE DA ALIANÇA POPULISTA.

Trabalho realizado para a obtenção de nota No curso de Serviço Social na disciplina de História do Brasil, na universidade Nove de Julho (UNINOVE). Orientador: prof ª. Cida Neves.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2012

SUMÁRIO1.0 INTRODUÇÃO 4
2.0 DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E A CRISE DA ALIANÇA POPULISTA 5
3.0 MUDANÇAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
RETIRADAS DO TEXTO 6
3.1 AS MUDANÇAS E A INFLUÊNCIA NA ATUALIDADE 7
4.0 APRENDIZADO DO GRUPO 7
5.0 RELAÇÃO DO ESTUDO COM O SERVIÇO SOCIAL 8
6.0 PROJETO INTEGRADOR 9
7.0 CONCLUSÃO 10
8.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1.0 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem oobjetivo de descrever os principais fatos que acarretaram no desenvolvimento político brasileiro, formando os grupos de direita e esquerda, onde cada um lutava por ideais que os favorecessem diante da chegada da industrialização no país.
Neste período surgiram novas classes sociais e formas de produzir, trazendo consigo as questões- sócias que nos deparamos nos dias de hoje. O objetivo era fazer doBrasil uma verdadeira nação independente com o auxilio do governo, beneficiando principalmente os empresários industriais.
Com a Revolução Industrial Brasileira tanto as classes médias e baixas quanto a aristocracia rural foram obrigadas a mudarem a forma de produzir, agora só era possível manter-se vivo aquele que sobrevivesse às novas regras trazidas pela indústria.

2.0 DESENVOLVIMENTOPOLÍTICO E A CRISE DA ALIANÇA POPULISTA
* Época: século XX (1930 a 1964)
Estava ocorrendo nesta época um desenvolvimento politico no Brasil com a chegada da industrialização brasileira. A Revolução nacional brasileira dispõe de lutas ideológicas em busca de um país justo para cada classe, onde cada ideologia forma um pensamento em prol do crescimento da economia brasileira.
IndustrialismoX agriculturalismo
Nacionalismo X cosmopolitismo
Intervencionismo
Desenvolvimentista X liberalismo
O industrialismo, o nacionalismo e o intervencionismo eram de interesse dos empresários industriais, uma classe que estava em sua fase inicial, a aristocracia rua e o alto comércio defendiam o agriculturalismo, o cosmopolitismo e o liberalismo.
As esquerdas eramcompostas por operários politizados, estudantes, militares e intelectuais, que no primeiro momento defendiam e apoiavam as mesmas ideologias burguesas. A partir de 55 ocorreram uma serie de fatos políticos que mudam este cenário, é consolidado o capitalismo industrial brasileiro, o industrialismo vence de vez o agriculturalismo, o empresário industrial passa a fazer parte do sistema capitalista e osempresários industriais rompem a aliança com a politica de esquerda.
Com a revolução industrial brasileira os operários passam a ser necessários para o fortalecimento do sistema e os meios de comunicação faz com que a população se interesse por política.
Desta maneira agora surgia uma nova luta o Reformismo contra o conservadorismo, onde o objetivo era a melhor distribuição de renda, sendoassim muitos reformistas tornaram-se revolucionários em busca de seus ideais e muitos conservadores em imobilistas. Montando um cenário de radicalização, alarmando e manipulando a população.
3.0 MUDANÇAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS RETIRADAS DO TEXTO.
1- Em resumo, ocorreu no Brasil um processo de transformação econômica, social, política e cultural que chamamos de primeira faze da RevoluçãoIndustrial Brasileira, ou Revolução Nacional Brasileira e que teve como ênfase a industrialização. As principais ideologias em luta, o nacionalismo contra o cosmopolitismo, o industrialismo contra o agriculturalismo, o intervencionalismo desenvolvimentista contra o liberalismo, traduziam o conflito entre os novos grupos sociais, e particularmente dos empresários industriais contra a velha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!