Serviço social

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Reforma Previdenciária
Antigamente, a solução para se aposentar com dignidade era ter muitos filhos, o que trouxe explosão demográfica, pobreza e miséria. Por isso, a maioria dos países criou umsistema de aposentadoria e proteção social chamado Sistema por Repartição Social. Nele, todos os jovens contribuem igualitariamente para que todos os velhos possam se aposentar com dignidade.
É umsistema coletivo, que segue o princípio social de "cada um de acordo com sua capacidade contributiva, para cada um de acordo com sua necessidade social". Quem ganha mais contribui mais, mas não recebemais na aposentadoria, como seria num sistema capitalista. Muitos brasileiros acham que estão contribuindo para sua própria aposentadoria e por isso teriam um direito adquirido de se aposentar, masesse não é o espírito do sistema. As contribuições são para pagar os atuais aposentados, e não para criar um fundo para a própria aposentadoria, tanto é que o governo nunca o criou. Nesse sistema, oque entra sai, não há acumulação capitalista. Os que contribuem hoje simplesmente torcem para que a nova geração seja tão generosa quanto nós fomos e que contribua para que possamos nos aposentar. Essesistema foi instituído quando havia 33 jovens contribuindo para cada aposentado, mas hoje são três jovens para cada aposentado, razão do déficit e da preocupação do ministro da Previdência.
Algunsintelectuais marxistas estão agora argumentando que só se tem direitos adquiridos sobre bens, não sobre seres humanos. Argumentam que ninguém pode ser obrigado a pagar a aposentadoria de outro.Segundo Friedrich Hegel, o grande mentor de Marx, só se tem direitos adquiridos sobre a casa que se construiu, o dinheiro que se poupou, mas ninguém tem direitos adquiridos sobre a renda de futurasgerações. Rui Barbosa, que era liberal, defendeu a mesma tese com relação aos negros quando a classe escrava queria indenização: "Não há direito adquirido sobre seres humanos". Citam também a lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!