Serviço social

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB

ANDRÉA SILVA DO AMARAL
CLYSMARE ROCHA
MARCIA ROCHA

TRABALHO REFERENTE AO TEXTO: RAÍZES DO ACRE

Rio Branco
2011
ANDRÉA SILVA DO AMARAL
CLYSMARE ROCHA
MARCIA ROCHA

TRABALHO REFERENTE AO TEXTO: RAÍZES DO ACRE



Estudo do texto: Raízes do Acre apresentado ao curso de Serviço Social, como parte daexigência da disciplina Questão Regional, com orientação do professor Kennedy Gomes.


Rio Branco
2011
Raízes do Acre

Quando nossa mente nos remete ao pensamento de questionar quais foram os primeiros colonizadores do Acre, logo vêm em mente os nordestinos, sulistas,, entre outros, porém, uma figura geralmente esquecida é a população indígena, que muito contribuiu para o fortalecimento edesenvolvimento do estado do Acre, onde podemos chamá-los de principal elemento nativo.
Os indígenas eram desprezados pelos colonizadores, pois eles acreditavam que os mesmos não teriam capacidade intelectual e social para formação de uma sociedade, porém, esses mesmo excluídos eram obrigados a realizar as atividades que os colonizadores portugueses lhes impunham.
Como os nativos tinham muitastécnicas na floresta amazônica, esses eram obrigados a compartilhar os segredos da floresta, as técnicas usadas para a retirada do látex, entre outras especificidades inerentes ao índio.
Do índio foi extraído apenas o que era conveniente para os colonizadores, pois os mesmo sempre foram vistos como improdutivos, mas que, seus conhecimentos sobre a floresta amazônica seria de fundamentalimportância para que esses colonizadores fizessem a exploração com segurança e eficiência, além das técnicas no plantio, no artesanato, que gerariam renda.
O elemento português veio para Amazônia com o intuito de explorar a mata e se beneficiar da mesma, pois nela continha elementos que poderia proporcionar enriquecimento dos mesmos, porém, inicialmente a realidade foi diferente, ou seja, não foi tão fácilcomo se imaginava, pois a floresta obrigou aos portugueses a se adaptarem a condições bem peculiares.
Fora os portugueses, também tiveram participação na historia Acreana os Sírios e libaneses, porém, com participação bem pequena, se comparado aos portugueses e nordestinos, pois os mesmos vieram como negociantes e seus principais alvos eram os que viviam embrenhados nas matas, para a recolhidado látex, gerando, no inicio, certo desconforto, pois essa pratica não era aceita pelo regulamento dos seringueiros, porém, pouco tempo depois, a presença desses atores fora aceita, pois eles foram visto como habilidosos para as atividades comerciais e que de certa forma poderiam ajudar no processo de desenvolvimento do Acre.
Outro elemento que podemos citar é o negro, mesmo que este tinha sido empequena escala, haja vista que os grandes desbravadores estavam em busca de riqueza, não tendo assim, como negociar negros e/ou escravos e, por esse motivo, pouco se pode falar desse elemento de pouca participação social no desenvolvimento do estado do Acre.
Um dos atores principais no desenvolvimento do estado do Acre foi a presença dos nordestinos, que em massa iam imigrando para as cidades aprocura de melhores condições, pois a seca assolava o nordeste, fazendo com que estes, antes detentores da agricultura a qual usavam para o sustento prioritário da família , ficassem na escassez de agua e alimentos.
A imigração se deu por conta da supervalorização da matéria prima borracha no mercado externo.
Ao atentarmos fazer um paralelo com os dias atuais, onde o capitalismo impera,percebemos que não somos donos dos nossos pedaços de terra, pois o sistema vigente impõe e colocam regras no que vem da natureza, ou seja, a água, terra e etc.
No que diz respeito aos nativos (Índios) ainda é perceptível o grande descaso e desvalorização que os mesmos sofrem, ainda existe muito preconceito e grande parte fica a mercê da própria sorte.
Muitos foram expulsos de suas terras, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!