Serviço Social

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2013


ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL







LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO







Professor Tutor Presencial:
Professor Tutor a distancia:




Pelotas – RS
1° semestre – 2011


INTRODUÇÃO


O objetivo desse desafio é manter o perfil que gostaríamos de encontrar em um bom profissional na área de assistência social. Procuramos não esquecer asnormas éticas e a questão da especialização exigida para o curso.


4. OPORTUNIDADES E AMEAÇAS À EMPREGABILIDADE NO CENÁRIO GLOBAL

O mercado de trabalho para assistentes sociais vem sendo gradativamente ampliado nos últimos cinco anos no Brasil. “É um reflexo direto da evolução das políticas públicas”, diz a assessora especial do Conselho Federal do Serviço Social (CFESS), Ana CristinaAbreu. Esse fato também se deve a instalação, desde de 2005, do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que, a exemplo do SUS, possibilita a criação de postos de atendimento municipais. Desde 2005, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que coordena os trabalhos, foram criados 5.142 centros de referência de assistência social (Cras) e outros 1.434 centros de referênciaespecializados. Cada um deles emprega ao menos dois assistentes sociais.


QUESTÃO 5 DESENVOVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONA DPP:


5.1. Resumo do capitulo 1:


Começamos este capítulo com três perguntas intrigantes: Quem somos nós? Como nós vemos o mundo que nos cerca? E qual é o futuro que planejamos alcançar? Evidentemente que recebemos um registro de nascimento, masisso não é o bastante e ao crescer com o passar dos anos adquirimos uma personalidade é ela que nos acompanha ao longo do tempo da vida e nos ajuda a vermos o mundo de forma ampla e nos faz planejar o nosso futuro. Assim iremos percorrer um longo caminho para alcançar a realização de nosso projeto de vida pessoal e profissional.


5.2. Resumo do capitulo 2:


Neste capítulo éabordado as relações existentes entre os seres humanos , esta relação ocorre a partir da convivência em seu âmbito social e depende em grande parte de nós mesmos saber criarmos nosso ambiente. Em outras palavras uma pessoa que tem facilidade em se fazer amorosa, será mais rápida para alcançar seu projeto de vida.


Resumo do capitulo 3:


Este nos relata um pouco sobre conceitosempresariais que diferem emprego individuo enquanto cidadão através de uma remuneração salarial. Já o trabalho são as horas que determinado funcionário cumpre no exercício de suas funções.
Atualmente, a empregabilidade de qualquer pessoa depende muito de buscar se qualificar profissionalmente e constantemente para enfrentar o competitivo exigente sufocante mercado de trabalho.6. A PROFISSÃO SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO)


Prestam serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação.
Planejam, coordenam e avaliam planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade,educação, trabalho, jurídica, habitação e outras), atuando nas esferas: pública e privada.
Orientam e monitoram ações em desenvolvimento relacionados à economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas administrativas e articulam recursos financeiros disponíveis.


7. APROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO


O mercado de trabalho para assistentes sociais vem sendo gradativamente ampliado nos últimos cinco anos no Brasil. “É um reflexo direto da evolução das políticas públicas”, diz a assessora especial do Conselho Federal do Serviço Social (CFESS), Ana Cristina Abreu. Esse fato também se deve a instalação, desde de 2005, do Sistema Único de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!