Serviço social

Páginas: 7 (1524 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
Resumo da escola de Frankfurt;
Adorno-vida e obra

A escola de Frankfurt nasceu com a criação do “Instituto de pesquisa social de Frankfurt”,que tinha a intenção de promover o livre de bate intelectual sem a hegemonia de qualquer escola de pensamento. Apesar disto, influenciada por Carl Grunberg – o primeiro diretor do instituto, a escola adquiri uma tendência marxista. Os principaispensadores desta escola são: Walter Benjamim, Theodor Wiesergrund Adorno e Max Horkheiner. Alem destes, importantes pensadores como Herbert Marcuse e Erick Fromn foram colaboradores da revista de pesquisa social publicada pelo instituto. Adorno critica a teoria de Benjamim que afirmava que o cinema teria uma função revolucionária. Segundo ele, Benjamim teria desconsiderado o papel da técnica enquanto instrumento de dominação pertencente à classe dominante, sendo utilizada na exploração de bens culturais - que Adorno chamou de “indústria cultural”. Desta forma, o cinema e o radio não seriam mais do que negócios - explorados por esta indústria; e, por tanto, não poderiam ser vistos como arte. Adorno utilizou o termo industria cultural , substituindo o termo “cultura de massa”, uma vez que não setrata de uma cultura produzida pela massa, mas sim uma cultura produzida para a massa, com a clara finalidade de dominação: por meio do consumo nas massas, determinado pela industria cultural, ou por esta ser portadora da ideologia da classe dominante (tornando-se cúmplice do capitalismo), ou também por sua capacidade de falsificar a relação entre os homens através do progresso da técnica que aindustria cultural utiliza para conter o desenvolvimento da consciência nas massas. Assim o próprio ócio do trabalhador faz parte do sistema de mecanização onde, na verdade, se torna um prolongamento do trabalho. A indústria cultural - através do erotismo; também oferece possibilidades de realização pessoal e de prazer que não podem ser satisfeitas, tais como nas senas eróticas que o cinema apresenta(a satisfação do desejo suscitado pelas cenas não ocorre senão pela constante representação destas, gerando uma repressão destes desejos que nunca são verdadeiramente realizados). Por tanto, o consumidor torna-se escravo de um sistema que determina o que ele deve consumir, imprimindo neste um desejo permanente de posse que nunca será efetivado. Entretanto, Adorno não é pessimista, acredita naexistência de uma “via de salvação” que ele encontra na arte. Nela encontra um refug io diante de uma brutal realidade. Para Adorno, a arte seria a “antítese” deste modelo de sociedade, algo diferente desta realidade, mas que a denuncie em suas ideologias e que liberte as pessoas deste sistema.

"Art. 1o. É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de Informações ouidéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer."(destacado do original).

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.
Índice
[esconder]
• 1 Histórico
• 2 No Brasil
o 2.1 Liberdade deExpressão e a Democracia
• 3 Referências gerais
• 4 Ver também
• 5 Ligações externas

[editar] Histórico
A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, a liberdade, o governo constitucional, surgiu na Grécia antiga. Foram os gregos os pioneiros a lançar as sementes da idéia democrática, que, conservadas pelos filósofos da idade média, frutificaram na modernidade.
Com efeito, apenasintegrantes de um demos (município), dirigido por um demarca participavam da política. Daí a expressão democracia, que significa governo de demos. Outro ponto a ser considerado que o grande número de escravos existentes em Atenas permitia que o tempo do cidadão dedicado a política fosse quase integral.
Aristóteles, costumava afirmar que todo e qualquer trabalho manual devia ser executado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!