Serviço social

Páginas: 25 (6102 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
Espaços públicos e Serviço Social: um desafio ao projeto ético-político1
Social Work and public spaces: a challenge to the ethical and political project Angela Vieira Neves2

Resumo: Este artigo tem como idéia central discutir os desafios ao projeto éticopolítico no Serviço Social a partir do aparecimento de novos espaços públicos participativos no Brasil particularmente no contexto marcadopela hegemonia Neoliberal. Chamamos a atenção desses espaços enquanto um “novo lócus” para o Serviço Social na contemporaneidade ressaltando a importância da atuação do serviço social nestes espaços públicos no processo de afirmação de direitos e fortalecimento da democracia ao representar um novo perfil de profissionais: articuladores, educadores políticos e gestores da política. Palavras-chave:Serviço Social; espaços públicos; projeto ético-político; democracia.

Introdução A idéia central deste artigo é discutir os desafios ao projeto éticopolítico no Serviço Social a partir do aparecimento de novos espaços públicos participativos3 no Brasil desde a década de 90, particularmente no contexto marcado pela hegemonia Neoliberal. Buscamos ressaltar a disputa entre projetos políticos bemcomo entre práticas políticas, isto é culturas políticas que atravessam o cotidiano dos assistentes sociais nos diferentes municípios. Pretendemos contribuir para o debate ressaltando a importância da atuação do serviço social nestes espaços públicos no processo de afirmação de direitos e fortalecimento da democracia. Chamamos atenção desses espaços enquanto um “novo lócus” fundamental da práticaprofissional para o Serviço Social na contemporaneidade representando um desafio para os assistentes sociais na construção de uma nova imagem que rompa o conservadorismo na criação de uma nova cultura profissional e um novo perfil de profissionais: articuladores, educadores políticos e gestores da política.

1 2 3

Esse artigo contou com a colaboração de Suellem Henriques da Silva. Assistentesocial e Mestranda em Ciência Política(PGCP) pela Universidade Federal Fluminense. Esses espaços públicos são constituídos pelos conselhos gestores de políticas, os fóruns populares, as conferencias de políticas, os orçamentos participativos e os planos diretores participativos.

Espaços públicos e Serviço Social

A questão do controle social nos espaços públicos: desmistificando conceitos Aprimeira questão que devemos distinguir é a idéia de participação da sociedade civil4 num campo de disputa entre projetos societários: o projeto neoliberal e o projeto democrático-popular. Essa questão nos é cara já que a luta por direitos no Brasil com a Constituição Federal representa a luta contra a ofensiva Neoliberal. A segunda questão que queremos enfatizar é a de que a idéia de participação dasociedade civil aparece no sentido de fortalecer os “sujeitos políticos coletivos”, as lutas sociais em torno de direitos para reforçar o projeto democrático popular. Essa idéia apesar de ter limites na ordem capitalista representa na atualidade uma luta para estimular o projeto ético-político do serviço social que é colocado em xeque pelo pensamento conservador dominante na cultura políticabrasileira. Porém, essa idéia veio marcada na literatura pelo conceito de controle social5.
4

5

Para Gramsci, sociedade civil é “o conjunto de organismos designados vulgarmente como ‘privados’ (...)” (GRAMSCI, 2001, p.20), formada pelas organizações responsáveis tanto pela elaboração quanto pela difusão das ideologias, compreendendo assim o sistema escolar, as igrejas, os sindicatos, ospartidos políticos, as organizações profissionais, a organização material da cultura (que se dá pelos jornais, revistas, editoras, meios de comunicação de massa), etc. Em suma, os ditos “aparelhos privados de hegemonia” – organismos sociais coletivos voluntários e relativamente autônomos em face da sociedade política (GRAMSCI, 2004). Assim, a sociedade civil é considerada uma das esferas principais do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!