Serviço social

Páginas: 13 (3039 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: A HISTÓRIA COMO FATOR CONTRIBUINTE E A LEI 11.340/06

ALMEIDA, Maria Nalva Rocha de Souza, ASSIS, Nágila Meirus Mendes Santos de, MEDEIROS, Maria Rosa, SILVA, Marilene Souza da.

RESUMO

Feita uma retrospectiva da vida da mulher no Brasil, sabe-se que, como em qualquer outra sociedade colonial, o fenômeno da violência faz parte da sua história. Compreender suasorigens, defini-la, identificar suas formas, a que se associa, suas fases e o perfil das vitimas; enfim, saber quais as conquistas obtidas pela mulher. Fazer este questionamento é uma forma de conscientizar que: “Violência contra mulher é crime”. O século XX foi decisivo para a positivação dos direitos da mulher com leis que visavam erradicar qualquer forma de violência contra a mulher; A LeiMaria da Penha foi, porém, o marco desta história de lutas.

Palavras - Chave: Mulher; História; Violência; Direitos.

1 Introdução

Conhecer o processo evolutivo e as conquistas adquiridas pela mulher, durante os mais de 500 anos de história do Brasil, é traçar a sua trajetória no processo histórico nacional; vivenciando as grandes mutações ocorridas na vida da mulher, começando pelapremissa de que “a mulher jamais foi treinada para a liberdade e sim para a dependência”; Martins (2008 p.11) Presume-se então que esta dependência é fruto da educação feminina e que esta vem tentando reconstruir a sua história, visto que, até então a mulher não teve este direito devido ao fato de que, a história sempre foi contada por homens, ficando a atuação feminina apenas como coadjuvante eoculta á sombra dos homens. Sabe-se que as mulheres foram evoluindo com morosidade, mas com sabedoria, passando de posse do pai, para posse do marido, sem direito de voz, nem de voto e “ao longo da caminhada vem abrindo espaço na família, no mercado de trabalho, na política, nas universidades” Del Priore, (2007. p3) e adquirindo assim direitos diversos. Sabe-se que, a partir dessa mudança de idéias eideais, conquistas importantes aconteceram em todos os aspectos, mas, muito ainda precisa ser feito para prevenir e combater as muitas mazelas que rondam a vida das mulheres em pleno século XXI.
Dentre estas mazelas, podemos citar os vários tipos de violência sofridos pela mulher ao longo desses anos e que precisam ser revistos pela sociedade e pelas diferentes áreas do governo e políticassociais afins. Sabendo-se que a violência contra a mulher é um fenômeno presente em todos os níveis das relações sociais, busca-se então discutir este problema, abordando como a própria história da mulher interferiu na origem da ocorrência deste fenômeno, e paulatinamente definindo a violência; identificando as suas formas e fases; divulgando as causas ou fatores que geram esta violência, bem comosuas conseqüências, expondo qual é o perfil das suas vitimas e porque elas se calam, e por fim, refletir o que se pode fazer para interferir nesta questão. Já que hoje temos ferramentas que podem mudar a vida de milhares de brasileiras, como a conquista que vieram para beneficiar a mulher vitima da violência. Destacando-se a lei 11. 340/06 Maria da Penha, que trata da prevenção e combate à violênciacontra as mulheres.

Reconhecendo então que o fenômeno da violência contra a mulher é histórico, Pedrosa e Brigagão (2005, p.4) apresentam.
Podemos dizer que a discriminação esta associada ao aprofundamento da desigualdade econômica, social e política entre homens e mulheres, onde esta, sempre ocupou posição inferior. Provavelmente, esta relação desigual torna a mulher ainda mais vulnerável áviolência.

É preciso ter claro que a emancipação das mulheres e o combate à violência só virá á tona quando esta perceber que, ela precisa se conscientizar acerca dos seus direitos e enfrentar com dignidade este problema, tão presente e ao mesmo tempo tão oculto na sociedade.

2 Desenvolvimento
2.1 Resgate Histórico da Vida da Mulher.

Como no mundo, a história das mulheres no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!