Serviço social

Páginas: 11 (2633 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
APRESENTAÇÃO

O texto seguinte vem apresentar o histórico do Serviço Social, mostrando de forma detalhada a forma como a sua transformação ocorreu, sendo direcionada pelo modelo político da época, onde foi exigido uma posição do Serviço Social de acordo com o cenário que se apresentava.
No primeiro momento, Seminário de Araxá, temos apenas uma modernização do Serviço Social. Não rompendo com oconservadorismo.
No segundo, Seminário de Teresópolis, a temática é a metodologia da intervenção. Havendo uma crítica ao positivismo.
No Seminário de Sumaré inicia-se a ruptura com o Serviço Social conservador. Nesse momento se estabelece o projeto ético político relacionado à classe trabalhadora.

2.1- DOCUMENTO DE ARAXÁ
Araxá: a afirmação da perspectiva modernizadora 1967
A reunião de38 assistentes sociais, pertencentes a vários estados do país, produziu o Documento de Araxá que trata: o Serviço Social como prática institucionalizada e tinha como objeto de estudo o homem com suas problemáticas familiares e sociais. Tudo devido a falta de políticas públicas e sociais.
2.1.1: Local: Araxá/ Minas Gerais
2.1.2: Período: 1967
É típico do Serviço Social o caráter: corretivo,preventivo e promocional
Corretivo: pois a Assistente Social vai intervir na realidade do indivíduo, buscando afastar tudo aquilo que impeça o desenvolvimento do mesmo;
Preventivo: procurar estar atento a qualquer tipo de fenômeno que possa ocorrer; e
Promocional: a Assistente Social fica responsável em promover meios para o desenvolvimento humano, incentivando a sua total potencialidade.
Umadúvida estava presente durante o congresso: a continuação da prática conservadora ou a modernidade; pois isto estava sendo exigida das Assistentes Sociais, um novo papel na sociedade que se desenvolvia
A prática conservadora consistia na prática limitada da Assistente Social, nos processos de caso, grupo e comunidade.Toda a intenção do Documento de Araxá é romper com o conservador,mas nessemomento não houve uma ruptura, mas sim uma modernização do conservadorismo.
2.1.3- Principais Aspectos:
O Documento de Araxá tinha 2 tipos de objetivos: remoto e operacionais.
- objetivo remoto: busca a valorização do indivíduo, tendo como base a DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos) e
- objetivos operacionais: que tem a função de:
a) identificar e trabalhar os problemas queatrapalham o indivíduo de alcançar os padrões correspondentes a dignidade humana,
b) colher dados e fazer projetos favoráveis a reforma estrutural e social, e
c) preparar o indivíduo, par ter uma participação consciente na sociedade
2.1.4 – Assuntos Discutido no Seminário:
No Documento de Araxá temos os postulados que se originam no Neotomismo e significam os pressupostos éticos e metafísicospara a ação do Serviço Social, que são:
- dignidade da pessoa humana: imaginando o formato de uma pirâmide, a posição do homem é no topo e tudo que acontece em volta está relacionado a essa posição,
- sociabilidade essencial da pessoa humana: corresponde a relação homem/natureza, onde a sociedade deverá fornecer os meios favoráveis ao desenvolvimento humano, e
- perfectibilidade humana: é típicodo ser humano buscar alcançar suas potencialidades e a partir daí inicia a evolução tanto do homem como na sociedade em que vive.
Os princípios operacionais privilegiam 2 partes: uma a atuação dentro de uma perspectiva de globalidade na realidade social e outra somada com o tradicional “relacionamento”, ou seja, o envolvimento do próprio homem no processo de mudança.
A intervenção narealidade não é exclusivo do Serviço Social mas sim a visão do homem em sua totalidade na sociedade em que vive.
No período conservador a intervenção profissional do Serviço Social, consistia em tratar os problemas sociais de forma isolada e este deverá ser substituído pela perspectiva de globalidade, que deixa a visão Neotomista para a perspectiva teórico estrutural-funcionalismo.
O Seminário de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!