Serviço social

Páginas: 12 (2763 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II










SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE ACERCA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL









PINEL

Integrantes:
VERA LUCIA GOMES DE SÁ PEREIRA
ZUILMA FIGUEREDO LIMA
MARIA INÊS LUSTOSA DA SILVA
MARIA RAQUEL DA SILVA SA
ProfessoresAvaliadores:
Silma Rosa da Silva Moreira
Nota: 8,00











Cidade: Salgueiro
Data: 06/2011
TÍTULO/TEMA
SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE ACERCA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL.RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Este trabalho apresenta como tema central uma análise acerca da atuação do assistente social na saúde mental.O objetivo é esclarecer aos leitores,especialmenteaos profissionais que trabalham na área de saúde mental, sobre a importância do serviço social em instituições que prestam serviços aos portadores de transtornos mentais. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir da análise de opiniões de autores como: Jaccard(1981), Pinel(1745-1826), Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho(1989), Souza(1986), Esquirol (1978), além depublicações do Conselho Internacional de Doenças CID 10 (1993). O presente artigo traz esclarecimentos sobre as principais atribuições do assistente social na saúde mental, confirmando a necessidade de atuação desse profissional em instituições prestadoras desse tipo especializado de serviço.

PALAVRAS-CHAVE:saúde mental; serviço social;família.

INTRODUÇÃO
O tema a ser estudado refere-se aatuação do assistente social na saúde mental, tendo em vista que é uma preocupação da sociedade compreender qual é o papel desse profissional no que diz respeito ao trabalho com o doente mental. Este assunto tem se mostrado relevante nos últimos anos, visto a necessidade de participação desses profissionais em ambientes que prestam serviços aos portadores de transtornos mentais. O assunto é interessante,despertando para compreensão e esclarecimentos e acerca da atuação desse profissional na saúde mental e maiores reflexões sobre as melhorias que poderão ocorrer nesse setor em questão onde o indivíduo busca o remédio ou o caminho para curar os mais silenciosos sofrimentos das mazelas que muitos seres humanos convivem todos os dias.

Este TCC, em forma de artigo científico cuja metodologia é apesquisa bibliográfica, objetiva refletir sobre a importância da atuação do assistente social na saúde mental, instigando a reflexão afim de promover mudanças significativas nessa área, a partir da execução de atividades multidiciplinares, capazes de proporcionar um trabalho com perspectivas de pluralismo usando novos campos de coerência, pois os paradigmas clássicos não conseguem resolversozinhos os problemas na conjunção de uma assistência biopsicossocial.

O presente trabalho ficou dividido em três partes: inicialmente a contextualização do termo doente mental. Em seguida o texto apresenta algumas discussões acerca do papel do assistente social na saúde mental e por último a pesquisa faz uma ressalva ao papel do assistente social em trabalho com a família que tem portadores detranstornos mentais.

DESENVOLVIMENTO


1. Contextualizando o doente mental
Historicamente, o conceito da palavra doente mental, terminologia empregada na contemporaneidade, passou pelas as mais distintas interpretações.Antes,considerando o portador de forças estranhas,hoje,é lido como o doente mental.




O novo significado desse termo,também,pode ser compreendido como umproduto que a sociedade "taxa" como alguém que não tem possibilidade de se comportar de acordo com os preceitos sociais que aquele ambiente dispõe ; o estudioso Jaccard (1981, apud PUEL, 1997, p. 31): faz uma ressalva à respeito dessa discussão, ele afirma


"[...] é a sociedade que define as normas do pensamento e do comportamento e, uma vez que os sintomas da enfermidade mental são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!