Serviço social

Páginas: 5 (1234 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Introdução
A sociedade sofreu inúmeras transformações nos últimos anos que não podem ser ignoradas pelo Direito e para que esta seja efetivamente protegida é necessário que a legislação acompanhe as mudanças sociais.
O homem sempre buscou aproximar-se de seus semelhantes para satisfazer suas necessidades pessoais e se proteger, para assim melhorar a sua qualidade de vida. Devido a este fato,no decorrer dos anos, foram formando-se vários grupos sob diversos aspectos e finalidades, como os de afinidade, de amizade, de trabalho, de parentesco, entre outros, a depender dos sentimentos, ideais ou interesses dos indivíduos. As sociedades por seu turno organizam as relações sociais em geral, e as famílias, em particular, de acordo com suas necessidades, e tendo em vista os valores dominantesem uma determinada cultura e momento histórico, criando uma rede de inclusão/exclusão própria.
Dentre os grupos formados ao longo do tempo, a família mereceu um lugar de destaque na medida em que é ela a célula básica de toda e qualquer sociedade, desde as mais primitivas. A família é o referencial para seus membros. É da família que o indivíduo recebe educação, assistência, proteção, é ela quemlhe dá toda estrutura para o seu pleno desenvolvimento física, psíquica e emocional. Ela permite que o indivíduo desenvolva a sua personalidade para que assim consiga inserir-se na sociedade e atingir seus objetivos. Para isto, a família tem de ir se moldando tanto externa quanto internamente, para que assim possa se adequar as mudanças sociais e atender as novas circunstâncias a seremenfrentadas.
1.1 A Família Monogâmica, Patriarcal Baseado nos Moldes “Tradicionais” de Família.
A família patriarcal vem desde os primórdios arraigada de machismo, cujo homem era o centro familiar cabendo a ele a parte econômica e era o mesmo que ditava as regras, onde impunha-se limites e formalidades obedecendo a imagem masculina que era o pai.
A partir deste principio molda-se a famíliamonogâmica em que o homem tinha liberdade plena para exercer sua sexualidade e a mulher tinha que ser fiel a ele, cabendo somente a mulher garantir a procriação em que o homem teria que ter certeza de que a prole era sua e que ele poderia dar continuidade a seu nome.
1.2 A Luta das Mulheres por Reconhecimento e Igualdade.
Em determinado momento histórico as mulheres vêem a necessidade de buscar oreconhecimento social e de mostrar seu potencial enquanto mulher é neste contexto que surgem as revoluções feministas que contribuiu significativamente para as mudanças familiares, pois, deixaram de ser donas-de-casa e transmissoras de valores passando a ser trabalhadoras, tendo mais autonomia no âmbito familiar e permitindo também as relações de afeto entre os componentes familiares. Apesar domachismo os homens passaram a respeitar as mulheres. Nesse contexto histórico as mulheres também tornam-se chefes de família por buscarem o conhecimento educacional, desenvolvendo-se por conta da precariedade da família as mulheres começaram a assumir a chefia, pois não tinham tantos meios de subsistência.
A entrada das mulheres no mercado de trabalho fez surgirem novas necessidades na família ena sociedade. (Escolas para absorverem as crianças, serviços de auxilio para uma mãe com uma carga horária de trabalho fora de casa igual ou superior ao marido). Isso move e aquece o mercado.
Hoje a motivação para ter filhos não tem mais, na grande maioria dos casos relação com a força de trabalho, pois os filhos ficam grande parte das suas vidas na casa dos pais, dependendo financeiramentedeles.
Temos hoje, famílias bem menores, algumas delas compostas por mãe e filhos, outras por pai e filhos, por casais de homossexuais com filhos, pais divorciados e casados novamente. Enfim, a configuração familiar não tem mais uma definição estática.
1.4 Controle de Natalidade, Possível Com a Criação do Anticoncepcional.
Foi em meio ao movimento feminista e através das reinvidicações que surgiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!