Serviço social

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
[pic]



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

NAIDE TEIXEIRA DA SILVA CONCEIÇÃO











PROJETO DE INTERVENÇÃO
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA















Serrinha
2011



NAIDE teixeira da silva conceição
















PROJETO DE INTERVENÇÃO
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIATrabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Oficina de Formação: Projeto de Intervenção, Políticas Sociais III, A Realidade Regional e o Serviço Social, Cultura, Família e Sociedade.


Prof.(s) Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Sirlei Fortes de Jesus.Serrinha

2011




SUMÁRIO


1 APRESENTAÇÃO 04

2 JUSTIFICATIVA 06

3 OBJETIVOS 084 PÚBLICO ALVO 09

5 METAS 09

6 METODOLOGIA 09

7 RECURSOS10

8 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 11

9 CRONOGRAMA 12

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 131 APRESENTAÇÃO

Este trabalho refere-se ao Programa de Saúde da Família (PSF) que beneficia inúmeros brasileiros(as) em todo território nacional e busca discutir o papel do Assistente Social neste programa e o trabalho que este deverá desenvolver.
Desde que foi criado em 1999, os PSFs adotaram como princípios básicos os mesmos que regem o Sistema da Saúde Brasileiro (SUS): aprioridade e a prevenção, a promoção e a recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua, promovendo uma maior resolutividade nos níveis da Atenção Básica à Saúde. Assim o PSF está estruturado a partir da Unidade de Saúde da Família (USF), que atua com base nos seguintes princípios: (a) caráter substitutivo, (b) integralidade e hierarquização, (c) territorialização e cadastramento daclientela e (d) equipe multidisciplinar.
Com base nesses princípios, o atendimento ganha caminho rumo ao ambiente onde vive o indivíduo possibilitando um entendimento melhor da causa das doenças que acometem as famílias e cria um novo elo entre os moradores e o serviço prestado no PSF.
Dentre estes serviços estão a :
Saúde da criança, saúde da mulher, planejamento familiar,controle de hipertensão, controle da diabetes melittus, controle da tuberculose, controle da hanseníase, saúde bucal.
Com isso, pode-se afirmar que o trabalho do Assistente Social no Programa da Saúde da Família (PSF) será o de conhecer a realidade social da comunidade e tratá-la com uma conotação social, modificando o caráter hospitalar e o tratamento meramente medicinal em soluções práticas acurto e médio prazo.
A maioria dos PSFs do país não dispõe de profissionais do Serviço Social para trabalhar diretamente no acompanhamento comunitário, voltado para o atendimento contínuo e diferenciado para pessoas que se encontram em situação de risco social.
A presença de um Assistente Social no corpo técnico do PSF seria de grande valia, até porque a realidade social é um fator de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!