Serviço social

Páginas: 12 (2941 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
Introdução.
O presente trabalho realizado na Penitenciária José Maria Alkmim em Ribeiraão das Neves, região Metropolitana de BeloHorizonte em Minas Gerais , no intuito de trabalhar na resocialização de detentos. O propósito deste projeto foi mostrar que existem alternativas e formas de atuação de Assistentes Sociais, que podem contribuir para melhorar o sistema penitenciário,resocializando indivíduos e melhorando na qualidade e auto-estima dos detentos, e dando suporte a família dos mesmos, através de acompanhamentos periódicos e comportamentais dos indivíduos.
Diminuição da população carcerária através de penas alternativa, trabalhar a ressocialização do detento através do treinamento de qualidade dos profissionais que atuam nesta área. (AgentesPenitenciários), implantação de cursos profissionalizantes capazes de dignificar e qualificar o preso para o regresso em sociedade, romper com as limitações de atuação do Assistente Social no Sistema Prisional, esclarecimento da população em relação ao Sistema Prisional.

Relatório de Estágio curricular III

O presente estudo se caracterizou pela realização de um projeto com os albergados, detentos e seusfamíliares do Sistema Penitenciário atendidos pela Penitenciária José Maria Alkmim - PJMA, no sentido de identificar os principais motivos e dificuldades de reinserção social dos detentos, dando enfoque à falta de escolaridade e à falta de qualificação profissional desses indivíduos, que praticamente os elimina da concorrência ferrenha à reinserção no mercado de trabalho. Conseqüentementefrustram-se as suas expectativas de retorno ao convívio social. Através de uma pesquisa de campo, realizada por meio de questionário composto de questões fechadas e abertas aplicadas aos albergados, detentos e famíliares.
Pôde-se perceber que os mesmos além de trazerem a marca do preconceito de presidiários, são pessoas que se encontram em condições precárias e despreparadas, principalmentepara enfrentar o mundo do trabalho, o qual na atualidade requer antes de tudo, educação e qualificação profissional, condições que o sistema prisional não oferece a todos, inviabilizando muitas vezes o processo de reinserção social, e o que é pior, levando-o muitas vezes a reincidir.
Embora existam inúmeras discussões a respeito do tema, as esperadas soluções para os problemas, aindadependem de vontade política na concretização de ações proveitosas, implantação de bons projetos, maior compreensão e engajamento da sociedade civil como um todo, entre outros fatores determinantes. Conclui-se o estudo com algumas propostas que podem ser praticadas, se não a curto, pelo menos em médio prazo, com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade do sistema penitenciário mineiro.No enfoque que se pretendeu dar à pesquisa, levando em conta a educação e profissionalização no sistema penitenciário como fator preponderante para a reinserção dos indivíduos e evitar a reincidência, fica claro que os desafios são imensos no sentido de produzir transformações eficazes dentro do sistema, uma vez que as exigências na esfera educacional e profissional requerem cada vez maisanos de estudo para a formação de pessoas eficientes e competitivas no mercado de trabalho atual.
No decorrer da pesquisa foi possível perceber que as condições de vida dos albergados, detentos e familiares, assistidos pela Penitenciária José Maria Alkimim ficam aquém do essencial para viver uma vida com dignidade. Sem estudo, sem profissão, o caminho por ele a percorrer, após o encarceramentotorna-se árduo e hostil, fato que contribui para frustrar sua vontade de crescer e se desenvolver como ser humano.
A análise realizada permitiu sintetizar as seguintes observaçõe, ,o Sistema Penitenciário do Estado de Minas Gerais não possui vagas nem estruturas suficientes para promover a educação a todos os encarcerados.
A prestação de serviços baseia-se principalmente em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!