Serviço social

Páginas: 11 (2724 palavras) Publicado: 28 de abril de 2012
1. INTRODUÇÃO

A pesquisa foi realizada no Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), criado pela resolução 036/2008 e tem como coordenador Geral, Deputado Jânio Xingu. Desde sua criação em 18 de agosto de 2009, no município de Boa Vista, o CHAME procura ser um espaço de acolhimento à mulher, que procura promover a ruptura da situação de violência, e a construção da cidadania pormeio de ações e de atendimento multidisciplinar.
O tema de minha pesquisa é a Violência contra a mulher, com o foco de realizar uma analise do perfil social das mulheres atendidas, no município de Boa Vista que sofre violência doméstica familiar, um dos objetivos dessa pesquisa foi analisar a realidade social de mulheresvítimas de violência doméstica atendidas no Centro Humanitário de Apoio á Mulher (CHAME), no município de Boa Vista estado de Roraima, e ainda mais especificamente Identificar o número de atendimentos prestados pelo CHAME no período de janeiro de 2011à junho de 2011, refletir sobre os efeitos negativos diretamente associados às mulheres vítimas de violência, conhecer como são acolhidas pelo ServiçoSocial e a equipe multidisciplinar, no seu trabalho cotidiano as mulheres vitimadas;
Esta pesquisa foi idealizada no sentido de levar a uma reflexão dos mecanismos de defesas já existentes e principalmente a sensibilização das vítimas para que procurem seus direitos e recebam as medidas protetivas acionando a central de atendimento a mulher em seu município.
O fenômeno daviolência contra a mulher ocorre nas sociedades há milhares de anos, por muito tempo, entretanto, não se tornou conhecido pelo fato de acontecer, principalmente, no âmbito privado. Neste sentido, o espaço doméstico familiar, local onde acontecem relações contraditórias, conflituosas e de poder, tem se revelado propício para o exercício da violência. Neste espaço, cria-se um círculo vicioso para oagressor que, na maioria das vezes, é membro da família, procura exercer um controle social e reafirmar seu poder sobre a mulher. Como sabemos, durante muito tempo, a mulher foi considerada como objeto, um sujeito social com pouco ou nenhum direito e que, por isso mesmo, sofre inúmeros tipos de violência. A ideia de violência que adoto nesta reflexão está baseada em VILLELA (apud AZEVEDO1985:19).

Violência é toda iniciativa que procura exercer coação sobre a liberdade de
alguém, que tenta impedir-lhe a liberdade de reflexão, de julgamento, de decisão
e que termina por rebaixar alguém ao nível de meio ou instrumento num projeto,
que absorve e engloba, sem tratá-lo como parceiro livre e igual. A violência é
uma tentativa de diminuir alguém, de constranger e renegar-se a si mesmo.O termo utilizado pelo autor sobre violência é geralmente associado a agressões físicas ou sexuais, resultando em lesões corporais, traumas psicológicos ou mortes, mas importante chamar atenção para o fato de que a violência inclui também agressões que afetam a autoestima e a capacidade de relação de decisão da pessoa agredida.
Meu interesse em debater este tema teveorigem nas repercussões que ocorrem na nossa sociedade a respeito do aumento do índice de violência cometido contra mulheres no Munícipio de Boa Vista. Com a abordagem desse tema a esperança é de que devemos realizar reflexões e análises para que se instaure um novo tempo de tolerância e entendimento capaz de permitir que homens e mulheres se tornem igualmente seres humanos.
Paraa elaboração deste trabalho foi realizado levantamento bibliográfico, estudo de caráter exploratório, como método de procedimento, sendo utilizadas as técnicas de entrevistas e questionários, como posteriormente levantamento de dados através de visitas no CHAME, no município de Boa Vista. Para análise, foi utilizado o método analítico crítico, buscando conhecer algumas contribuições que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!