Serviço social

Páginas: 21 (5190 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
Sebastião Nicomedes (ex-morador de rua)

RESUMO

A geração da pobreza produzida pela exploração do capital tem aumentado na mesma proporção que a riqueza dos capitalistas. É uma condição para a sobrevivência da burguesia, a pobreza dos trabalhadores. Com isso, podemos afirmar que a mulher faz parte desta massa de trabalhadores e a discussão de gênero torna-se pertinente ao assunto, tendo comocontraponto a desvalorização da mulher e adversidades pela fragilidade. Nesse sentido, o trabalho traz reflexões acerca do tema, considerando a amplitude e riqueza do mesmo, com entendimento de que apenas contém aproximações da temática, baseada em autores que utilizam do materialismo dialético histórico para construções de suas obras.

Palavras-chave: População em Situação de Rua. Mulher.Desigualdade Social. Questão Social. Trabalho.

INTRODUÇÃO

Contextualizar o sujeito na expressão mais cruel da questão social, que é sobreviver na rua, traz vários outros assuntos interligados a este tema, pois esse é um problema de ordem estrutural e não um fenômeno isolado.

O modelo econômico brasileiro é excludente. Numa maneira subjetiva excluí da sociedade o sujeito menos abastado,levando-o ao processo de espoliação constante, caracterizado pela má distribuição de renda no país. Com isso, o surgimento das políticas públicas de acesso universal para todos os sujeitos tentou de alguma maneira diminuir a forte desigualdade presente na sociedade e amenizar a má distribuição de renda. Não sendo suficiente, as políticas sociais focalistas foram desenvolvidas para que o excluído dopobre pudesse ser atendido em suas necessidades básicas.

Para tanto, a manutenção do capitalismo incluí massas na condição de excluídos ao restringir o acesso ao mercado de trabalho. Conseqüentemente excluí dos outros setores sociais.

Objetivamente o trabalho traz um contexto histórico das contradições do capital, gerando um segmento populacional que vive no limite máximo da pobreza. Apontamosentão, a relação de gênero vivida nas ruas, as dificuldades que as mulheres enfrentam cotidianamente não apenas com o preconceito da exclusão da sociedade, mas também é desvalorizada como mulher.

O método utilizado será o método dialético, que se opõe à corrente positivista, buscando ver as coisas em constante fluxo e transformação. Seu foco é o processo. Dentro dele tem o entendimento de que asociedade constrói o homem e, ao mesmo tempo é por ele construída. Conceitos como totalidade, contradição, mediação, superação lhe são próprios. Esse método não tem por sua natureza isolar um fenômeno, estuda-o dentro de um contexto, que configura a totalidade. Nessa totalidade o pesquisador observa que tudo, de alguma forma, se relaciona atraído por uma força e que ao mesmo tempo,contraditoriamente, se repelem. É a contradição que permite a superação de determinada situação, ou seja, a mudança.

Tratar deste tema torna-se extremamente delicado, pois trata-se de uma população destituída de seus direitos básicos que muitas vezes perdeu seus referenciais, tornando mais difícil a reivindicação pela melhoria da qualidade de vida.

Nesse sentido explanaremos alguns aspectos para, que comclareza, possam entender o cotidiano, as necessidades e os direitos dessa população. Destacando que o entendimento de direito procede de uma necessidade. Portanto, somente após identificar as necessidades dos sujeitos será possível garantir os direitos para suprimento dessas necessidades.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: Um Histórico da Questão Social

Morador de rua, catador, mendigo, trecheiro,albergado, sofredor de rua e muitos outros nomes de que são denominados, cada qual com sua história de vida, existem diversos motivos para se encontrar nessa situação. Não existe uma só resposta. O fato de viver na rua não torna as pessoas iguais, pois cada um tem seu modo diferenciado de se relacionar com a rua.

Existem alguns estudos acerca do tema "população de rua", como os da Cleisa[1]...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!