Serviço social

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
O documentário Sicko - SOS Saúde foi gravado em 2007 nos Estados Unidos com o intuito de expor com mais detalhes a realidade da saúde nesse país, fazendo pequenas passagens por Cuba, Inglaterra,Canadá e França, comparando os sistemas de saúde, educação e qualidade de vida das pessoas.
Apesar dos EUA ser considerado uma potência mundial, por detrás “das cortinas” o que é a precarização de muitosserviços que deviam ser executados pelo Estado. Entretanto, o que há é uma grande alienação por parte, não somente da população estadunidense, mas também do restante dos países que, em muitos casos,desconhecem a realidade americana.
Os políticos, aliados aos donos de grandes empresas de planos de saúde, fazem o papel de repassar a informação de que os EUA possuem um serviço de saúde bom epreparado para atender a todos, para ter acesso a esses serviços, basta pagar um plano de saúde. Contudo, Sicko mostra que as empresas de planos de saúde em sua visão puramente lucrativa não oferecem osserviços dos quais os cidadãos precisam, na maiorias dos acontecimentos, negam acesso a exames e cirurgias que poderiam salvar a vida de diversos de seus clientes. São criadas metas, contratados médicose fiscais para que sejam encontradas “brechas” que justifiquem, mesmo que injustamente, o indeferimento do serviço no qual o usuário esteja precisando, resultando é vários óbitos, perda de bens natentativa de pagar os planos e lucro máximo para empresas.
O objetivo de transmitir a mensagem: uma saúde societária não é possível! É bastante divulgado e trabalhado sendo expandido e mostrando que oacesso gratuito à saúde existente em outros países é ruim, precário e burocrático. Porém, o documentário expõe uma realidade totalmente diferente onde a saúde e qualidade de vida do indivíduo sãopriorizadas ao invés do lucro dos grandes empresários. Além disso, não somente saúde é de acesso universal e gratuito a todos em países como França e Inglaterra, mas também a educação e o preço de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!