Serviço social

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS

A associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, busca permanentementepropor e coordenar a política de formação na área de Serviço Social que associe organicamente ensino, pesquisa e extensão nesta perspectiva a ABEPSS delibera por traçar uma política nacional deestágio, entendendo-a como fundamental para balizar os processos de mediação teórica-prática na integralidade da formação profissional do assistente social.

O estágio poderá ser obrigatório ou nãoobrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto do curso. O estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cujacarga horária é requisito par aprovação e obtenção de diploma. Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrecida á carga horária regular e obrigatória.

Amaterialização do estágio curricular supervisionado deve ocorrer em consonância com os princípios ético-políticos, que se constituem em valores norteadores do projeto profissional do Serviço Social. Nestaperspectiva, não defendemos a existência formal ou jurídico-politica de tais princípios, mas a efetivação concreta dos mesmos no cotidiano dos indivíduos sociais, impossível de ocorrer em umasociabilidade que nega a possibilidade de materialização concreta das necessidades humanas.

Não podemos deixar de ressaltar, também, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados, acompetência e o pluralismo como princípios que precisam se objetivar no cotidiano profissional e nas vivências de estágio, além dos valores éticos-políticos profissionais, outros princípios devem nortear arealização do estágio como á indissociabilidade entre as dimensões teórico-metodológica, ético-politica e técnico-operativa, que deve ser garantida na experiência de estágio, evitando a tendência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!