Serviço social e a alienação parental

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
FACULDADE DOM PEDRO II

SERVIÇO SOCIAL

TALYSSA DA SILVA VIEIRA

ALIENAÇÃO PARENTAL

Salvador

2011

TALYSSA DA SILVA VIEIRA

ALIENAÇÃO PARENTAL

Salvador

2011

REFERÊNCIAS

AMORTE INVENTADA. Alan Minas. Caraminhola Produções, 2009. Documentário longa-metragem (80 min.): DVD. Gravação em português.

BRASIL. Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, que dispõe sobre aAlienação Parental. Casa Civil [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2011.

VALENTE, Maria Luiza Campos da Silva. Síndrome da Alienação Parental: aPerspectiva do Serviço Social. In: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MÃES SEPARADOS (Org.). Síndrome da Alienação Parental e a Tirania do Guardião: Aspectos Psicológicos, Sociais e Jurídicos. Porto Alegre:Equilíbrio, 2007. p. 70-85.

Etimologicamente, a palavra família vem do latim famulus, que significa servo ou escravo. Nas remotas civilizações, a figura paterna tinha o poder absoluto sobre amulher e os filhos. Segundo LÉVI-STRAUSS (1982), a palavra família serve para designar um grupo social que possui pelo menos essas três características: tem sua origem no casamento; é formado pelo marido,pela esposa e pelos filhos nascidos do casamento; os membros da família estão unidos por laços legais e sentimentais, direitos e obrigações econômicas, sociais, religiosas, sexuais, etc. Para ele, éimportante construirmos um modelo ideal daquilo que pensamos quando utilizamos a palavra família.

A família, assim como a sociedade, está em constante transformação. A família nãoexistiria se não através da existência da própria sociedade, que perpassa os laços consangüíneos e une as pessoas a partir do processo social de afinidade. Esse conceito sobre a família é notável quanto aoseu objetivo social: no início como reprodutora de linhagem, transmissora do patrimônio e status. Após a modernidade e sob influências políticas, econômicas e sociais ocorridas no mundo, a família...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social: idetidade e alienação
  • Serviço Social e Alienação
  • Serviço social
  • Serviço social: identidade e alienaçao
  • Serviço social identidade e alienação
  • Serviço social: identidade e alienação
  • Serviço social- identidade e alienação
  • : Serviço Social: Identidade e Alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!